Aula sobre Climas Do Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, vamos aprender sobre os climas do Brasil e como eles estão relacionados com o tipo de solo, relevo e formações vegetais. É importante entendermos essas relações para compreendermos melhor a diversidade do nosso país e como ela influencia em nosso dia a dia. Por exemplo, o clima influencia na produção agrícola e na disponibilidade de água em cada região. Para isso, os alunos serão os protagonistas da aprendizagem e desenvolverão um modelo de avaliação por pares.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão o desafio de criar um modelo de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um clima específico do Brasil e suas características, como temperatura, umidade, pluviosidade, entre outros. Eles também deverão pesquisar sobre o tipo de solo, relevo e formações vegetais presentes na região.

  3. Etapa 3 - Organização

    Os grupos deverão se organizar e definir quais serão os critérios de avaliação do modelo, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher esses critérios com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo

    Com base nas pesquisas realizadas e nos critérios definidos, os grupos deverão construir o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma. Faça uma discussão em sala sobre as diferentes características dos climas do Brasil e como elas se relacionam com o tipo de solo, relevo e formações vegetais.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos deverão avaliar os modelos dos outros grupos segundo os critérios definidos. Em seguida, faça uma avaliação geral da atividade e da participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e a organização em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e ser avaliado pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los durante a atividade.
  • Fazer uma discussão em sala sobre as diferentes características dos climas do Brasil e como elas se relacionam com o tipo de solo, relevo e formações vegetais.
  • Fazer uma avaliação geral da atividade e da participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre um clima específico do Brasil e suas características.
  • Definir os critérios de avaliação do modelo de avaliação por pares.
  • Construir o modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o modelo para a turma.
  • Avaliar os modelos dos outros grupos segundo os critérios definidos.