Aula sobre Climas Do Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos climas do Brasil. O objetivo é que eles aprendam a relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.

Para contextualizar o tema, apresente imagens e vídeos que mostrem as diferentes regiões do Brasil e destaque as características climáticas de cada uma delas. É importante que os alunos percebam como o clima influencia a vegetação e a vida das pessoas em cada região. Além disso, é possível fazer uma atividade em que os alunos identifiquem o clima predominante em sua cidade e como ele afeta o cotidiano da população.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os conceitos de clima e tempo e como eles se relacionam. Discuta os principais fatores que influenciam o clima, como a latitude, altitude, maritimidade e continentalidade. Explore o mapa climático do Brasil e as diferentes regiões climáticas do país.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma região do Brasil para pesquisar e apresentar as características climáticas. Eles deverão esboçar um mapa climático da região e identificar as formações vegetais e os tipos de solo predominantes.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e os alunos deverão decidir em conjunto quais são as principais características climáticas do Brasil e como elas se relacionam com a vegetação e os tipos de solo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um mapa climático do Brasil em grupo, utilizando materiais como papel, lápis de cor e canetas hidrográficas. Eles deverão representar as diferentes regiões climáticas e as formações vegetais predominantes em cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus mapas climáticos e discutir as relações entre clima, vegetação e tipos de solo. Será feita uma atividade em que os alunos deverão relacionar as características climáticas com a produção agrícola e as atividades econômicas em cada região do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do mapa climático do Brasil.
  • Promover a reflexão sobre a importância do clima e suas influências na vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa climático criado pelo grupo.
  • Habilidade em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Habilidade em apresentar as características climáticas da região pesquisada.
  • Participação na atividade de relacionar as características climáticas com a produção agrícola e as atividades econômicas em cada região do Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de clima e tempo e como eles se relacionam.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa sobre as características climáticas de cada região do Brasil.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa climático do Brasil.
  • Promover a reflexão sobre a importância do clima e suas influências na vida das pessoas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre as características climáticas da região atribuída ao grupo.
  • Utilizar a criatividade na criação do mapa climático do Brasil.
  • Apresentar as características climáticas da região pesquisada de forma clara e objetiva.
  • Participar da atividade de relacionar as características climáticas com a produção agrícola e as atividades econômicas em cada região do Brasil.