Aula sobre Climas Do Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre os diferentes tipos de climas que existem no Brasil. Vamos entender como eles influenciam a vegetação, o relevo e o solo de cada região. Além disso, vamos criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender como as pessoas se relacionam com o clima em suas regiões. Saber sobre os diferentes climas do Brasil é importante para entendermos as características de cada região e como elas influenciam a vida das pessoas que vivem lá.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Climas do Brasil" para os alunos e explique a importância de conhecermos os diferentes tipos de clima que existem no país. Use um mapa do Brasil para mostrar as diferentes regiões e seus respectivos climas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender como as pessoas se relacionam com o clima em suas regiões. Os alunos devem criar um mapa de empatia preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" sobre o clima da região em que vivem.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os climas do Brasil

    Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes tipos de clima que existem no Brasil e como eles influenciam a vegetação, o relevo e o solo de cada região. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e sites especializados.

  4. Etapa 4 - Apresentação das pesquisas

    Os alunos devem apresentar suas pesquisas para a turma, explicando as características de cada região e como o clima influencia a vida das pessoas que vivem lá.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as diferenças entre os climas das diferentes regiões do Brasil e como eles influenciam a vida das pessoas que vivem lá. Incentive a participação de todos os alunos e faça a mediação da discussão.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática em que relacionem os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Proponha uma atividade em que os alunos criem maquetes representando as diferentes regiões do Brasil e suas características climáticas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das diferentes realidades climáticas do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação das pesquisas.
  • Criatividade e qualidade da atividade prática.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os climas do Brasil.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade prática com criatividade e qualidade.