Aula sobre Climas Do Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos explorar os diferentes tipos de climas encontrados no Brasil e como eles se relacionam com os tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica. Isso significa que eles serão responsáveis por avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, estimulando a reflexão e o debate. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos com outros elementos da geografia física do país. Vamos utilizar exemplos práticos e didáticos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introduçãodo tema, apresentando um mapa do Brasil com os diferentes tipos de climas e suas características principais. Em seguida, irá explicar como a metodologia irá ser desenvolvida na atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tipo de clima para estudar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o clima escolhido, utilizando livros didáticos ou recursos digitais disponíveis. Eles deverão buscar informações sobre as características do clima, como ele se relaciona com o solo, relevo e formações vegetais.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão incluir os principais pontos que consideram importantes para avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar as informações que pesquisaram sobre o clima escolhido. Em seguida, os outros grupos terãotambém um tempo determinado para fazer perguntas e comentários críticos. Após o debate, cada grupo deverá avaliar o próprio desempenho e o dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e reforce a importância da relação entre os diferentes elementos da geografia física do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos com outros elementos da geografia física do Brasil.
  • Estimular a reflexão e o debate crítico sobre o tema.
  • Promover a autonomia dos alunos na avaliação do próprio desempenho e do dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar a metodologia.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Estimular o debate crítico e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Selecionar informações relevantes sobre o clima escolhido.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.