Aula sobre Climas Do Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, vamos explorar os diferentes tipos de climas encontrados no Brasil e como eles se relacionam com os tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica. Isso significa que eles serão responsáveis por avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, estimulando a reflexão e o debate. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos com outros elementos da geografia física do país. Vamos utilizar exemplos práticos e didáticos.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a introduçãodo tema, apresentando um mapa do Brasil com os diferentes tipos de climas e suas características principais. Em seguida, irá explicar como a metodologia irá ser desenvolvida na atividade.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tipo de clima para estudar.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre o clima escolhido, utilizando livros didáticos ou recursos digitais disponíveis. Eles deverão buscar informações sobre as características do clima, como ele se relaciona com o solo, relevo e formações vegetais.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão incluir os principais pontos que consideram importantes para avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.Etapa 5 - Debate crítico
Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar as informações que pesquisaram sobre o clima escolhido. Em seguida, os outros grupos terãotambém um tempo determinado para fazer perguntas e comentários críticos. Após o debate, cada grupo deverá avaliar o próprio desempenho e o dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e reforce a importância da relação entre os diferentes elementos da geografia física do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos com outros elementos da geografia física do Brasil.
- Estimular a reflexão e o debate crítico sobre o tema.
- Promover a autonomia dos alunos na avaliação do próprio desempenho e do dos colegas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Participação ativa no debate crítico.
- Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar a metodologia.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Estimular o debate crítico e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Selecionar informações relevantes sobre o clima escolhido.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.