Aula sobre Climas Do Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade sobre "Climas do Brasil" é importante para que os alunos compreendam como as características climáticas influenciam na formação dos diferentes tipos de solos, relevo e vegetação em nosso país. Além disso, o tema é relevante para que os alunos entendam como esses fatores climáticos impactam em suas vidas diárias, como na agricultura, turismo, entre outros setores. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e peça para que os alunos assistam a um vídeo sobre os climas do Brasil. Os alunos devem anotar as principais informações apresentadas no vídeo.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes tipos de climas do Brasil e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal". Nesse modelo, os alunos devem registrar informações sobre as características dos climas, seus impactos na vegetação, no relevo e no tipo de solo. Oriente e auxilie os alunos durante essa etapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de quatro e discutir as informações registradas no modelo. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Apresente um mapa do Brasil com as diferentes regiões climáticas destacadas. Os alunos devem identificar as características de cada região e apresentar exemplos de como o clima influencia na vegetação, no relevo e no tipo de solo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas e destaque a importância de compreender os diferentes climas do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese das informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação clara e objetiva das informações sobre os diferentes climas do Brasil.
  • Identificação correta das características das regiões climáticas no mapa apresentado.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e criação do modelo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre os climas do Brasil.
  • Realizar a pesquisa sobre os diferentes tipos de climas do Brasil e criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar as conclusões para a turma.