Aula sobre Climas E Vegetacoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O clima e a vegetação são temas importantes para a Geografia, pois estão diretamente relacionados com a vida das pessoas e com o meio ambiente. Os diferentes tipos de clima e de vegetação encontrados no mundo influenciam na forma como as pessoas vivem, trabalham e se adaptam ao ambiente em que estão inseridas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais tipos de clima e vegetação do mundo, e como eles se relacionam com o solo e o relevo. Para tornar a aula mais dinâmica, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, mostrando imagens e mapas sobre os diferentes tipos de clima e vegetação do mundo. Peça aos alunos para participarem fazendo perguntas e comentários sobre o assunto. Oriente a criação de um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, de forma que cada grupo tenha representantes de diferentes habilidades e conhecimentos. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por organizar e coordenar as atividades do grupo. Acompanhe esse processo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá escolher um país ou região do mundo e identificar um problema relacionado ao clima e à vegetação, que afete a vida das pessoas e o meio ambiente. Os alunos irão pesquisar informações sobre o clima e a vegetação da região escolhida, para entender melhor o problema. Acompanhe o processo de escolha e defina uma questão problema juntamente com cada grupo. Organize os materiais de pesquisa e incentive os estudantes.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema identificado, levando em conta as características do clima e da vegetação da região escolhida. Os alunos irão discutir e avaliar as diferentes alternativas, escolhendo a mais adequada para resolver o problema. Oriente o preenchimento do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá apresentar a solução escolhida para o problema identificado, explicando como ela irá ajudar a resolver o problema e quais serão os benefícios para a região escolhida. Os alunos irão apresentar o diário de bordo produzido pelo grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações dos grupos, os alunos irão discutir sobre as soluções apresentadas e como elas poderiam ser aplicadas em outras regiões do mundo. Faça a mediação da discussão, incentivando os alunos a participar e a contribuir com ideias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em conta a participação, o trabalho em grupo, a criatividade e a capacidade de relacionar os padrões climáticos aos tipos de formações vegetais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa e prática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Trabalho em grupo e cooperação entre os alunos.
  • Criatividade e capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em relacionar os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do líder.
  • Mediar as atividades dos grupos, incentivando a participação e a cooperação entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa e prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários sobre o assunto.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Pesquisar informações sobre o clima e a vegetação da região escolhida.
  • Identificar um problema relacionado ao clima e à vegetação da região escolhida.
  • Gerar alternativas e escolher a solução mais adequada para resolver o problema identificado.