Aula sobre Climas E Vegetacoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes climas e vegetações que existem em nosso planeta. Vamos entender como esses fatores estão relacionados com a geografia e como eles influenciam na vida das pessoas e dos animais em diferentes regiões do mundo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um modelo de 5 etapas, para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de entendermos os diferentes climas e vegetações do mundo. Os alunos serão incentivados a compartilhar os conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida os aluno em grupos e explique que eles vão pesquisar e discutir em grupos sobre os diferentes tipos de clima e vegetação que existem no mundo. Distribua um tema para cada grupo e forneça materiais de pesquisa e oriente os alunos a identificarem as principais características do clima e da vegetação em uma parte do mundo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de como clima e vegetação se interrelacionam em uma determinada região do globo. Eles irão desenhar um mapa e identificar as principais características da região, como temperatura, umidade, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e todos irão discutir as diferenças e semelhanças entre as diferentes regiões. Em seguida, os alunos irão decidir em grupo qual região eles gostariam de aprofundar e desenvolver um protótipo.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os grupos irão desenvolver um protótipo de sua região escolhida, utilizando materiais diversos. Eles irão apresentar suas criações para a turma e explicar como as características do clima e da vegetação estão inter-relacionados e contribuem para as formações das paisagens naturais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e reforce a importância de entendermos os diferentes climas e vegetações do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de protótipos que representam diferentes regiões do mundo.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos diferentes tipos de clima e vegetação.
  • Criação de um esboço que represente adequadamente uma região com um determinado clima e vegetação.
  • Desenvolvimento de um protótipo que represente adequadamente as características do clima e da vegetação escolhidos.
  • Participação ativa e colaboração durante as atividades em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e criações durante as apresentações.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação para os alunos.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer sínteses das ideias apresentadas pelos grupos e reforçar a importância do tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos durante a criação dos protótipos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre os diferentes tipos de clima e vegetação.
  • Criar um esboço que represente adequadamente uma região com um determinado clima e vegetação.
  • Desenvolver um protótipo que represente adequadamente as características do clima e da vegetação escolhidos.
  • Participar ativamente e colaborar durante as atividades em grupo.
  • Apresentar claramente as ideias e criações durante as apresentações.