Aula sobre Climas E Vegetacoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Climas e vegetações" é fundamental para que os alunos possam entender a relação entre o clima, o solo, o relevo e a formação vegetal de um determinado local. Esse conhecimento é importante para que eles possam compreender as diferentes paisagens que existem no mundo e como elas são formadas. Além disso, é importante que os alunos saibam como o clima e a vegetação podem influenciar a vida das pessoas, como na produção de alimentos e na sobrevivência de animais. Nesta aula, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia e, assim, desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre climas e vegetações. Em seguida, apresente um vídeo ou imagens que mostrem diferentes paisagens e como elas são resultados da inter-relação do clima com a vegetação.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Explique aos alunos o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender as necessidades e desejos de um determinado grupo. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para criarem um mapa de empatia sobre um determinado local, levando em consideração os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões. Em seguida, deve-se realizar uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas de empatia.

  4. Etapa 4 - Relação entre clima e vegetação

    Explique aos alunos como o clima pode influenciar a formação vegetal de um determinado local. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o clima e a vegetação podem influenciar a vida das pessoas, como na produção de alimentos e na sobrevivência de animais.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um mapa mental relacionando os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais de um determinado local. Auxilie os alunos na criação do mapa mental.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas mentais

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa mental para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância de entender a relação entre o clima e a vegetação e como isso pode influenciar a vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação do mapa de empatia e do mapa mental.
  • Compreensão da relação entre clima e vegetação.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia e do mapa mental.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar o mapa de empatia e o mapa mental.
  • Demonstrar compreensão da relação entre clima e vegetação.