Aula sobre Climas E Vegetacoes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O clima e a vegetação são temas importantes para a Geografia, pois estão diretamente relacionados com a vida das pessoas e com o meio ambiente. Os diferentes tipos de clima e de vegetação encontrados no mundo influenciam na forma como as pessoas vivem, trabalham e se adaptam ao ambiente em que estão inseridas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais tipos de clima e vegetação do mundo, e como eles se relacionam com o solo e o relevo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Climas e Vegetações" e explique a importância de entender a relação entre o clima, o solo, o relevo e as formações vegetais.

  2. Etapa 2 - Atividade de Check-in

    Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Nesta etapa, os alunos farão o Check-in, que consiste em registrar o que já sabem sobre o tema. Oriente o registro.

  3. Etapa 3 - Explorando os climas

    Apresente os diferentes tipos de climas e suas características. Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade de pesquisa

    Os alunos, em grupos, pesquisarão sobre as características dos diferentes tipos de vegetação e sua relação com os diferentes tipos de clima. Eles farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma. Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem. Organize o tempo e formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Atividade de Check-out

    Os alunos farão o Check-out, que consiste em registrar o que aprenderam sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância de entender a relação entre o clima, o solo, o relevo e as formações vegetais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade de pesquisa em grupo.
  • Qualidade das anotações feitas no modelo de registro de aprendizagem.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Participação ativa na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na atividade de pesquisa em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos na reflexão final.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade de pesquisa em grupo.
  • Fazer anotações claras e objetivas no modelo de registro de aprendizagem.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da reflexão final.