Aula sobre Climas E Vegetacoes
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A aula sobre "Climas e Vegetações" é fundamental para entendermos como o clima influencia na formação da vegetação de um determinado lugar. Esse conhecimento é importante tanto para a compreensão do nosso meio ambiente quanto para a nossa vida cotidiana. Por exemplo, entender como o clima influencia na formação da vegetação pode nos ajudar a entender porque algumas regiões são mais propícias para a plantação de determinados tipos de culturas. Nessa aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise, comparação e solução de problemas.
Etapa 1 - Divisão dos grupos e escolha do tema
Apresente o tema e sua importância. Divida a turma em grupos e escolher temas relacionados aos diferentes tipos de clima e vegetação do Brasil.Exemplo: Grupo 1 - Clima Equatorial e Vegetação Amazônica; Grupo 2 - Clima Semiárido e Vegetação Caatinga; Grupo 3 - Clima Subtropical e Vegetação Mata Atlântica.
Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo irá definir qual é o problema relacionado ao clima e vegetação da região que eles irão pesquisar.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos irão coletar informações e imagens realizando pesquisa em livros e na internet para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente a pesquisa e a elaboração do registro do caso investigado.Etapa 4 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema identificado. Eles também irão avaliar se é possível evitar o problema e como isso pode ser feito. Incentive a busca por soluções.Etapa 5 - Soluções
Os alunos irão propor soluções para o problema identificado e avaliar qual seria a melhor solução para cada caso analisado.Etapa 6 - Infográficos
Os alunos irão criar um infográfico com as informações coletadas e soluções propostas. O infográfico pode ser distribuído na comunidade para disseminar a informação. Peça que os alunos apresentem seus infográficos para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e reforce a importância de entendermos os diferentes climas e vegetações do mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise, comparação e solução de problemas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema e sua relação com o cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise dos dados.
- Coerência e clareza na apresentação dos dados e soluções propostas.
- Criatividade na elaboração do infográfico.
- Trabalho em equipe e respeito às diferenças.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas e problemas a serem pesquisados.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise dos dados.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e análise dos dados.
- Trabalhar em equipe e respeitar as diferenças.
- Criar um infográfico claro e criativo com as informações coletadas.
- Propor soluções coerentes e viáveis para o problema identificado.