Aula sobre Climas E Vegetacoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre climas e vegetações. Para contextualizar o tema, podemos falar sobre as diferentes paisagens que podemos encontrar no Brasil, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, entre outras. Vamos aprender como o clima e o solo influenciam na formação dessas paisagens e como podemos identificar as características de cada uma delas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Organize um material de estudo e disponibilize previamente para os alunos.Eles irão responder a um questionário online para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Em sala de aula

    Os alunos serão divididos em grupos e irão utilizar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um tipo de clima e vegetação, como Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, entre outros, e apresentar para a turma. Organize os materiais para a pesquisa e o registro das informações.

  4. Etapa 4 - Mapa Conceitual

    Em seguida, os grupos irão criar um mapa conceitual relacionando o clima, o solo e a vegetação de cada região estudada.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Na sequência, os alunos irão apresentar o mapa conceitual e o modelo da dinâmica dos 3 Qs para a turma. Estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e reforce a importância de entendermos os diferentes climas e vegetações do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a pesquisa e a apresentação de conteúdos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Criatividade e qualidade da maquete.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos grupos e na definição dos temas.
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
  • Proporcionar feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder ao questionário online.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Pesquisar sobre um tipo de clima e vegetação e apresentar para a turma.
  • Criar um mapa conceitual relacionando o clima, o solo e a vegetação de cada região estudada.