Aula sobre Climas E Vegetacoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre climas e vegetações. Para contextualizar o tema, podemos falar sobre as diferentes paisagens que podemos encontrar no Brasil, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, entre outras. Vamos aprender como o clima e o solo influenciam na formação dessas paisagens e como podemos identificar as características de cada uma delas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.
Etapa 1 - Antes da aula
Organize um material de estudo e disponibilize previamente para os alunos.Eles irão responder a um questionário online para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.Etapa 2 - Em sala de aula
Os alunos serão divididos em grupos e irão utilizar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um tipo de clima e vegetação, como Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, entre outros, e apresentar para a turma. Organize os materiais para a pesquisa e o registro das informações.Etapa 4 - Mapa Conceitual
Em seguida, os grupos irão criar um mapa conceitual relacionando o clima, o solo e a vegetação de cada região estudada.Etapa 5 - Apresentação
Na sequência, os alunos irão apresentar o mapa conceitual e o modelo da dinâmica dos 3 Qs para a turma. Estimule a participação de todos.Etapa 6 - - Conclusão
Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e reforce a importância de entendermos os diferentes climas e vegetações do mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a pesquisa e a apresentação de conteúdos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Coerência e clareza do mapa conceitual.
- Criatividade e qualidade da maquete.
- Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos grupos e na definição dos temas.
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
- Proporcionar feedbacks construtivos para os alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e responder ao questionário online.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Pesquisar sobre um tipo de clima e vegetação e apresentar para a turma.
- Criar um mapa conceitual relacionando o clima, o solo e a vegetação de cada região estudada.