Clown & Palhaço
O clown é um personagem múltiplo e, às vezes, nem é visto como um personagem, mas sim como um estado, o estado de clown. Vem entender melhor nessa aula de Arte!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Palhaço e clown são palavras diferentes usadas pra falar a mesma coisa. Só que existem diferenças nas linhas de trabalho de cada um destes profissionais. Quais são as diferenças entre palhaços e clowns?
Atividade completaA)
Clowns têm movimentos corporais pequenos, demorados e musicais baseados na ópera. Eles usam roupas com tons envelhecidas. Palhaços têm movimentos corporais livres, suaves e delicados baseados na pantomima e usam roupas comuns com pequenos toques exagerados.B) Clowns têm um humor mais pastelão, brincalhão, divertido e extravagante. Eles usam roupas largas ou apertadas, valorizando o jeito engraçado de seu corpo. Palhaços têm movimentos corporais livres, suaves e delicados baseados na pantomima e usam roupas comuns com pequenos toques exagerados.
C) Clowns têm movimentos corporais livres, suaves e delicados baseados na pantomima. Eles usam roupas comuns com pequenos toques exagerados. Palhaços têm um humor mais pastelão, brincalhão, divertido e extravagante e usam roupas largas ou apertadas, valorizando o jeito engraçado de seu corpo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A aula sobre "Clown & Palhaço" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de clowns e palhaços famosos, como a dupla Patati & Patatá ou o clown Bozo, e como eles são importantes para a cultura popular.Atividade completa4. Design Sprint:
A aula sobre "Clown & Palhaço" tem como objetivo explorar a arte da palhaçaria e suas técnicas de improvisação e criação de movimento. Essa arte é muito presente em nosso cotidiano, seja em circos, teatros, programas de TV ou até mesmo nas ruas. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que consiste em um processo criativo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver ideias.Atividade completa5. Design Thinking:
A aula sobre "Clown & Palhaço" tem como objetivo introduzir os alunos ao universo do circo e da comédia. Você pode contextualizar o tema explicando a origem do palhaço, suas características e a importância do riso na sociedade. Além disso, pode apresentar exemplos de palhaços famosos, como o Patati & Patatá e o Bozo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.Atividade completa6. Gamificação:
A aula de hoje será sobre "Clown & Palhaço". O objetivo é que os alunos aprendam sobre a história e características desses personagens, além de desenvolverem a habilidade de improvisação e criação de movimentos. O tema é muito presente em nosso cotidiano, seja em circos, teatros ou até mesmo em filmes e desenhos animados. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.Atividade completa7. Rotação por estações:
Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao universo dos clowns e palhaços, personagens que fazem parte da cultura popular há muitos anos. Será apresentado aos alunos o conceito de clown e palhaço, suas características, história e importância na cultura popular. Os alunos serão convidados a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Clown & Palhaço". O objetivo é que os alunos aprendam sobre a história e características desses personagens, além de desenvolverem habilidades de improvisação e criação de movimentos. O tema pode ser encontrado em diversas áreas da cultura, como no circo, teatro, cinema e até mesmo em desenhos animados. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual sobre o tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: