Aula sobre Clown Palhaco
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Clown & Palhaço". O objetivo é que os alunos aprendam sobre a história e características desses personagens, além de desenvolverem habilidades de improvisação e criação de movimentos. O tema pode ser encontrado em diversas áreas da cultura, como no circo, teatro, cinema e até mesmo em desenhos animados. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema "Clown & Palhaço" e explique a diferença entre eles. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Você deverá orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual e fornecer materiais de apoio, como papel e canetas.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Improvisação (40 minutos)
Cada grupo deverá criar uma cena improvisada utilizando os conceitos abordados nos mapas conceituais. Oriente os alunos sobre como criar uma cena improvisada e forneça materiais de apoio, como figurinos e adereços.Etapa 6 - Apresentação das cenas (30 minutos)
Cada grupo deverá apresentar sua cena improvisada para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)
Ao final da aula, os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares contribuiu para o seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de improvisação e criação de movimentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Trabalhar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades.
- Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
- Criatividade e originalidade na criação da cena improvisada.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
- Fornecer materiais de apoio, como papel e canetas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual.
- Criar uma cena improvisada utilizando os conceitos abordados nos mapas conceituais.
- Participar ativamente durante as apresentações e discussões em grupo.