Aula sobre Clown Palhaco

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Clown & Palhaço". O objetivo é que os alunos aprendam sobre a história e características desses personagens, além de desenvolverem habilidades de improvisação e criação de movimentos. O tema pode ser encontrado em diversas áreas da cultura, como no circo, teatro, cinema e até mesmo em desenhos animados. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "Clown & Palhaço" e explique a diferença entre eles. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Você deverá orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual e fornecer materiais de apoio, como papel e canetas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Improvisação (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar uma cena improvisada utilizando os conceitos abordados nos mapas conceituais. Oriente os alunos sobre como criar uma cena improvisada e forneça materiais de apoio, como figurinos e adereços.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cenas (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar sua cena improvisada para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Ao final da aula, os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de improvisação e criação de movimentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na criação da cena improvisada.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
  • Fornecer materiais de apoio, como papel e canetas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual.
  • Criar uma cena improvisada utilizando os conceitos abordados nos mapas conceituais.
  • Participar ativamente durante as apresentações e discussões em grupo.