Aula sobre Clown Palhaco

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Clown & Palhaço" tem como objetivo introduzir os alunos ao universo do circo e da comédia. Você pode contextualizar o tema explicando a origem do palhaço, suas características e a importância do riso na sociedade. Além disso, pode apresentar exemplos de palhaços famosos, como o Patati & Patatá e o Bozo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, introduza o tema "Clown & Palhaço" e explique a importância do riso na sociedade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos criarão um mapa de empatia com os campos "O que o clown/palhaço pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Improvisação em duplas (40 minutos)

    Os alunos serão divididos em duplas e deverão improvisar uma cena de comédia utilizando as informações do mapa de empatia criado anteriormente. Outra alternativa seria elaborar uma apresentação visual, com elementos que representam o perfil traçado no mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação (30 minutos)

    Cada dupla apresentará sua cena ou produção visual para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as apresentações e a importância da improvisação na construção de vocabulários e repertórios próprios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criatividade na improvisação e criação do personagem;
  • Clareza na apresentação do personagem;
  • Cooperação e respeito com os colegas durante as atividades em grupo;
  • Utilização adequada das informações do mapa de empatia na improvisação e criação do personagem;

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância do riso na sociedade;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Conduzir as atividades de improvisação em duplas e discussão em grupo;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos na criação do personagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes para a improvisação e criação do personagem;
  • Improvisar uma cena de comédia em dupla;
  • Criar um personagem de palhaço ou clown utilizando as informações do mapa de empatia e a improvisação realizada anteriormente;
  • Apresentar o personagem criado para a turma de forma clara e criativa.