Aula sobre Clown Palhaco

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula de hoje será sobre "Clown & Palhaço". O objetivo é que os alunos aprendam sobre a história e características desses personagens, além de desenvolverem a habilidade de improvisação e criação de movimentos. O tema é muito presente em nosso cotidiano, seja em circos, teatros ou até mesmo em filmes e desenhos animados. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "Clown & Palhaço", mostrando imagens e vídeos que exemplifiquem esses personagens. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo (30 minutos)

    Cada grupo receberá um conjunto de 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações. Eles deverão criar um jogo em que as cartas sejam utilizadas para desenvolver perguntas e respostas sobre o tema "Clown & Palhaço". Os alunos devem pensar em perguntas que abordem a história, características e curiosidades desses personagens.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e como as cartas devem ser utilizadas. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o jogo apresentado.

  5. Etapa 5 - Improvisação (30 minutos)

    Os alunos farão uma atividade de improvisação, em que deverão criar movimentos que representem os personagens "Clown & Palhaço". Você pode dar algumas dicas e sugestões para ajudar na criação dos movimentos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das improvisações (20 minutos)

    Cada grupo apresentará sua improvisação para a turma, utilizando os movimentos criados na etapa anterior. Os outros alunos poderão fazer comentários e sugestões para melhorar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia utilizada os ajudou a desenvolver a habilidade de improvisação e criação de movimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de improvisação e criação de movimentos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Aprender sobre a história e características dos personagens "Clown & Palhaço".

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo e na improvisação;
  • Criatividade na criação dos movimentos;
  • Clareza na apresentação do jogo e da improvisação;
  • Cooperação e trabalho em grupo;
  • Reflexão sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplificar com imagens e vídeos;
  • Orientar os alunos na criação do jogo e na improvisação;
  • Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado na aula;
  • Incentivar a participação ativa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e da improvisação;
  • Colaborar com o grupo e respeitar as ideias dos colegas;
  • Apresentar o jogo e a improvisação de forma clara e criativa;
  • Fazer comentários construtivos sobre as apresentações dos colegas;
  • Refletir sobre o aprendizado na aula e compartilhar suas impressões com a turma.