Aula sobre Clown Palhaco
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema aos alunos, explicando o conceito de clown e palhaço, sua história e importância na cultura popular. Se possível, compartilhe um vídeo curto sobre o tema.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Explique a metodologia Rotação por estações e como ela será utilizada nesta aula. Em seguida, organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Criação de personagem (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar seu próprio personagem de clown ou palhaço, utilizando materiais disponíveis na sala de aula. Compartilhe algumas referências e dicas para ajudar na criação.
Estação 2 - Improvisação (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão praticar a improvisação, criando cenas curtas utilizando os personagens criados na estação anterior. Compartilhe algumas sugestões de temas para ajudar na criação das cenas.
Estação 3 - Movimento (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes movimentos e expressões faciais para seus personagens, buscando criar um vocabulário próprio. Compartilhe algumas sugestões de exercícios para ajudar na criação.
Etapa 3 - Apresentação (20 minutos)
Ao final da aula, cada grupo irá apresentar suas criações para o restante da turma. Os alunos deverão ser incentivados a compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de personagens e cenas;
- Promover a interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades;
- Criatividade e originalidade na criação dos personagens e cenas;
- Habilidade dos alunos em improvisar e criar movimentos para seus personagens;
- Cooperação e colaboração entre os alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema aos alunos de forma clara e objetiva;
- Fornecer referências e dicas para ajudar os alunos na criação de seus personagens e cenas;
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades;
- Promover a interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Utilizar a criatividade e imaginação na criação de personagens e cenas;
- Cooperar e colaborar com os colegas durante a atividade;
- Compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.