Aula sobre Clown Palhaco

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao universo dos clowns e palhaços, personagens que fazem parte da cultura popular há muitos anos. Será apresentado aos alunos o conceito de clown e palhaço, suas características, história e importância na cultura popular. Os alunos serão convidados a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema aos alunos, explicando o conceito de clown e palhaço, sua história e importância na cultura popular. Se possível, compartilhe um vídeo curto sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Explique a metodologia Rotação por estações e como ela será utilizada nesta aula. Em seguida, organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Criação de personagem (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar seu próprio personagem de clown ou palhaço, utilizando materiais disponíveis na sala de aula. Compartilhe algumas referências e dicas para ajudar na criação.

    Estação 2 - Improvisação (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão praticar a improvisação, criando cenas curtas utilizando os personagens criados na estação anterior. Compartilhe algumas sugestões de temas para ajudar na criação das cenas.

    Estação 3 - Movimento (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes movimentos e expressões faciais para seus personagens, buscando criar um vocabulário próprio. Compartilhe algumas sugestões de exercícios para ajudar na criação.


  3. Etapa 3 - Apresentação (20 minutos)

    Ao final da aula, cada grupo irá apresentar suas criações para o restante da turma. Os alunos deverão ser incentivados a compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de personagens e cenas;
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades;
  • Criatividade e originalidade na criação dos personagens e cenas;
  • Habilidade dos alunos em improvisar e criar movimentos para seus personagens;
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema aos alunos de forma clara e objetiva;
  • Fornecer referências e dicas para ajudar os alunos na criação de seus personagens e cenas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades;
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Utilizar a criatividade e imaginação na criação de personagens e cenas;
  • Cooperar e colaborar com os colegas durante a atividade;
  • Compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.