Aula sobre Clown Palhaco

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Clown & Palhaço" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de clowns e palhaços famosos, como a dupla Patati & Patatá ou o clown Bozo, e como eles são importantes para a cultura popular.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema e buscar informações sobre clowns e palhaços. Eles podem usar livros, revistas, internet, entre outros recursos.

  3. Etapa 3 - Criação do template (30 minutos)

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, "que pena", "que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Improvisação (40 minutos)

    Os alunos devem improvisar uma cena de clown ou palhaço, utilizando os procedimentos de improvisação e criação do movimento aprendidos na aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)

    Os alunos devem apresentar suas cenas para a turma e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão (20 minutos)

    Conduza uma discussão sobre a atividade e os resultados da avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    O professor deve fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de improvisação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos procedimentos de improvisação e criação do movimento;
  • Criatividade na elaboração da cena de clown ou palhaço;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos;
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e o objetivo da aula;
  • Conduzir a discussão sobre a atividade e os resultados da avaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e buscar informações sobre clowns e palhaços;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Improvisar uma cena de clown ou palhaço, utilizando os procedimentos de improvisação e criação do movimento aprendidos na aula.