Aula sobre Coesao Sequencial
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A coesão sequencial é um elemento fundamental para a compreensão e produção de textos. Trata-se da relação lógica que existe entre as orações de um mesmo texto, que pode ser estabelecida por meio de conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas. É importante que os alunos compreendam como essas relações funcionam para que possam construir textos coesos e coerentes. Neste material, utilizaremos a Cultura Maker, e os alunos criarão um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a produção de textos coesos e coerentes. Em seguida, distribua uma folha com os subtópicos que serão trabalhados no fanzine.Etapa 2 - Explicação da metodologia
Explique a Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.Etapa 3 - Organização dos grupos
Os alunos devem escolher um líder para coordenar as atividades.Etapa 4 - Pesquisa e criação do conteúdo
Os alunos pesquisam sobre o tema e criam o conteúdo do fanzine, que deve incluir exemplos práticos de coesão sequencial e suas relações com as conjunções e locuções conjuntivas.Etapa 5 - Criação do fanzine
Os alunos criam o fanzine em papel A4 dividido em 8 partes usando imagens, textos e cores para torná-lo mais atraente e didático.Etapa 6 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando o conteúdo e como a coesão sequencial foi utilizada para torná-lo mais coeso e coerente.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, estimule a discussão em grupo sobre o tema e como ele pode ser aplicado em outras situações de produção textual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificação de relações lógicas entre as orações de um texto;
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na produção de conteúdo;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas;
- Coesão e coerência textual;
- Criatividade na produção do fanzine;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo;
- Apresentação clara e objetiva do conteúdo do fanzine.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância para a produção textual;
- Explicar a metodologia e suas etapas;
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos;
- Orientar e acompanhar o trabalho em grupo;
- Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema;
- Criar conteúdo para o fanzine;
- Trabalhar em equipe e liderar o grupo;
- Criar um fanzine com criatividade e qualidade;
- Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva.