Aula sobre Coesao Sequencial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A coesão sequencial é um aspecto fundamental da produção textual. Sem ela, o texto pode se tornar confuso e difícil de ser compreendido. Neste material estão algumas indicações para que você apresente aos alunos como utilizar as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas para estabelecer relações entre as orações e garantir a coesão do texto. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, cujo objetivo é estimular a criatividade, a empatia e o trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema por meio do exemplo de um texto que apresenta problemas de coesão sequencial. Em seguida, faça uma discussão em grupo sobre o que dificultou a compreensão do texto e como a falta de coesão pode afetar a comunicação.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos para que eles criem um mapa de empatia baseado em um determinado público-alvo. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam melhor o público-alvo e possam produzir textos mais coesos e eficazes.

  3. Etapa 3 - Identificação das conjunções e locuções conjuntivas coordenativas

    Apresente uma lista de conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e faça a leitura de um texto com exemplos de seu uso correto. Os alunos deverão identificar as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas presentes no texto e destacar as relações que elas estabelecem entre as orações.

  4. Etapa 4 - Identificação das conjunções e locuções conjuntivas subordinativas

    Apresente uma lista de conjunções e locuções conjuntivas subordinativas e faça a leitura de um texto com exemplos de seu uso correto. Os alunos deverão identificar as conjunções e locuções conjuntivas subordinativas presentes no texto e destacar as relações que elas estabelecem entre as orações.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto coeso e bem estruturado utilizando as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas aprendidas na aula. O texto deve ser elaborado pensando no público-alvo decidido no mapa de empatia. Faça a correção dos textos e forneça feedbacks para os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma e explicar as escolhas que fizeram em relação às conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao fim da aula, destaque a importância da coesão sequencial para a produção textual e incentive os alunos a continuarem praticando o uso das conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas em seus textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas;
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos;
  • Incentivar os alunos a produzirem textos mais coesos e eficazes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas;
  • Utilização adequada das conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas na produção textual;
  • Coesão e coerência do texto.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de textos com problemas de coesão sequencial;
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos;
  • Corrigir os textos dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Identificar as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas em textos;
  • Criar um mapa de empatia para compreender melhor o público-alvo;
  • Produzir um texto coeso e bem estruturado utilizando as conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas.