Aula sobre Coesao Sequencial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A coesão sequencial é essencial para a compreensão e a produção de textos. Ela se refere à utilização de palavras e expressões que estabelecem relação entre as orações de um texto, como conjunções e locuções conjuntivas. Essa habilidade é fundamental para que o texto tenha sentido e para que as informações sejam organizadas de forma clara e objetiva. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia Rotação para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as relações entre as orações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é coesão sequencial e qual é a sua importância na produção textual. Mostre exemplos de textos com coesão sequencial para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos, um para cada estação. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1: Jogos de palavras

    Os alunos deverão jogar, em grupo, jogos de palavras, como caça-palavras e cruzadinhas, relacionados às conjunções e locuções conjuntivas. Essa atividade tem como objetivo ajudar os alunos a reconhecerem essas palavras e expressões em textos.

    Estação 2: Análise de textos

    Os alunos deverão analisar textos em grupo e identificar as conjunções e locuções conjuntivas presentes em cada oração. Essa atividade tem como objetivo ajudar os alunos a compreenderem como essas palavras e expressões são utilizadas em textos.

    Estação 3: Produção textual

    Os alunos deverão produzir textos em grupo usando conjunções e locuções conjuntivas para estabelecer a coesão sequencial entre as orações. Essa atividade tem como objetivo fazer com que os alunos pratiquem o uso dessas palavras e expressões em textos.


  3. Etapa 3 - Rodízio entre as estações

    Os grupos deverão se revezar entre as estações de modo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de todas as atividades. Auxilie e esclareça as dúvidas dos alunos em cada estação.

  4. Etapa 4 - Socialização dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar para a turma as atividades realizadas e os resultados alcançados. Incentive a discussão entre os alunos para que eles compartilhem as suas experiências e aprendizados.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre a aprendizagem

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre a aprendizagem adquirida durante a aula. Devem ser destacados os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados em relação à compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as relações entre as orações em um texto;
  • Estimular a produção textual com coesão sequencial;
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de experiências.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das conjunções e locuções conjuntivas em textos analisados;
  • Uso adequado das conjunções e locuções conjuntivas na produção textual;
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de coesão sequencial;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Conduzir as atividades em cada estação;
  • Incentivar a discussão e a reflexão sobre o aprendizado;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar corretamente conjunções e locuções conjuntivas em textos analisados;
  • Utilizar adequadamente conjunções e locuções conjuntivas na produção textual;
  • Compartilhar experiências e aprendizados com os colegas;
  • Refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula.