Aula sobre Coesao Sequencial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A coesão sequencial é muito importante para a compreensão e para a produção de textos. Ela consiste no uso adequado de conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas. É possível encontrar exemplos em notícias, artigos, textos literários e até mesmo em conversas cotidianas.

  1. Etapa 1 - Pré\-aula

    Antes da aula, indique um vídeo ou texto sobre coesão sequencial para que os alunos assistam ou leiam em casa. Para isso, você pode utilizar o Khan Academy, que dispõe de vídeos explicativos sobre gramática e coesão sequencial.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Na sala de aula, divida os alunos em grupos para que discutam o conteúdo do vídeo ou texto em relação à coesão sequencial. Auxilie na discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”. Essa dinâmica tem como objetivo avaliar o que o estudante achou bom, o que poderia ser melhorado e o que pode ser feito para melhorar. Disponibilize um modelo de template para os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Apresente exemplos de textos com problemas de coesão sequencial e discuta com a turma quais as possíveis soluções para melhorar a coesão.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Cada grupo deverá produzir um texto com o uso adequado de coesão sequencial e apresentar para a turma. Os demais alunos deverão avaliar o texto utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os textos produzidos pelos alunos por meio dos critérios definidos.

  7. Etapa 7 - Aprimoramento

    Discuta as avaliações e os feedbacks recebidos com a turma e proponha atividades para aprimorar a coesão sequencial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar a relação que conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam;
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento;
  • Criar um ambiente colaborativo em sala de aula e desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada de conjunções e locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de apoio sobre coesão sequencial;
  • Auxiliar na discussão e esclarecer as dúvidas dos alunos;
  • Avaliar os textos produzidos pelos alunos;
  • Propor atividades para aprimorar a coesão sequencial;
  • Dar feedbacks aos alunos sobre suas produções.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de apoio antes da aula;
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre coesão sequencial;
  • Produzir um texto com o uso adequado de coesão sequencial;
  • Avaliar os textos dos demais grupos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Receber e utilizar os feedbacks do professor e dos colegas para aprimorar suas habilidades em coesão sequencial.