Aula sobre Cognates Cognatos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre cognatos, que são palavras em inglês que têm a mesma origem e significado em português. Isso significa que, muitas vezes, podemos adivinhar o significado de uma palavra em inglês apenas com base na nossa familiaridade com a palavra em português. Isso é especialmente útil para pessoas que estão aprendendo inglês como segunda língua, já que é uma maneira de tornar o processo de aprendizado mais fácil e eficiente. Para começar, você pode mostrar alguns exemplos de cognatos e pedir aos alunos que tentem adivinhar o significado das palavras em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula introduzindo o conceito de cognatos e sua importância no aprendizado da língua inglesa. Você pode fazer uma apresentação em Power Point para ajudar na compreensão e ilustrar exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Após a introdução ao tema, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a eles uma folha em branco para poderem criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos vão criar um mapa conceitual sobre o tema cognatos, com uma ideia central e 8 sub-ideias, organizando as informações em dois níveis de profundidade. É importante lembrar os alunos que o mapa conceitual deve ser ordenado e organizado, contendo informações claras e precisas. Esteja disponível para ajudar os grupos nas dúvidas e orientá-los na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual e explicar as suas ideias, sub-ideias e conexões com o tema principal. Faça observações e tire dúvidas sobre o que foi apresentado pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Revisão e Feedback

    Faça uma revisão sobre o que foi apresentado pelos grupos e dê um feedback sobre o desempenho dos alunos. Esta é uma oportunidade para realizar questionamentos e complementar as informações que não ficaram claras.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deve fazer uma lista de cognatos que conhece, utilizando o aprendizado que teve nesta atividade. Em seguida, os alunos vão compartilhar suas listas com a turma e discutir as palavras listadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula recapitulando o que foi aprendido e a importância dos cognatos no aprendizado da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência na organização do mapa conceitual.
  • Capacidade de apresentação e exposição de ideias.
  • Participação ativa e de qualidade nas discussões em grupo.
  • Utilização do conteúdo aprendido para a atividade individual proposta.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Realizar uma revisão e feedback sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos.
  • Promover o encerramento da aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo colaborativamente e de forma organizada.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer uma lista individual com cognatos que tenham aprendido na aula.