Aula sobre Cognates Cognatos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Cognates, ou cognatos em português, são palavras que têm origem comum em diferentes línguas, normalmente porque possuem a mesma raiz. Por exemplo, as palavras "doctor" em inglês e "doutor" em português são cognatos porque têm a mesma origem latina. O objetivo desta atividade é apresentar a concepção de cognatos, ensinar como identificá-los e explicar como o conhecimento de cognatos pode ajudar na compreensão do vocabulário em inglês. A metodologia utilizada é o Ensino Híbrido, que combina estratégias presenciais e online, permitindo que os alunos tenham maior autonomia na construção do seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula pedindo aos alunos que registrem, em seus diários de aprendizagem, as palavras que eles acreditam ser cognatos em inglês e em português. Em seguida, selecione algumas respostas para compartilhar com a turma.Etapa 2 - Explicação sobre cognatos
Explique a definição de cognatos e como eles funcionam, usando exemplos como "doctor" e "doutor". Discuta também como os cognatos podem ser úteis na compreensão do vocabulário em inglês.Etapa 3 - Identificação de cognatos
Os alunos recebem uma lista de palavras em inglês e em português e devem identificar, em duplas, quais delas são cognatos. Para ajudá-los, eles podem usar dicionários bilíngues ou o Google Tradutor.Etapa 4 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 alunos para garantir a participação efetiva de todos. Peça que cada grupo monte uma apresentação sobre os cognatos do parportuguês/inglês. É importante deixar claro que eles terão ao menos uma semana para realizar a apresentação do seminário.Etapa 5 - Apresentação do seminário
Cada grupo vai apresentar o resultado das pesquisas em formato de discussão, com todos compartilhando seus aprendizados e tirando as dúvidas de forma colaborativa com os outros grupos.Faça a mediação das trocas.Etapa 6 - Exercícios práticos
Os alunos recebem uma série de frases em inglês e devem identificar os cognatos presentes em cada uma delas. Em seguida, eles devem criar frases em português usando estes cognatos.Etapa 7 - Check-out
Os alunos fazem uma autoavaliação em seus diários de aprendizagem, respondendo às perguntas: O que você aprendeu sobre cognatos hoje? Como você pode aplicar esse conhecimento em sua vida?Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)
Os alunos são desafiados a encontrar pelo menos cinco cognatos em um livro ou texto em inglês que estão lendo, registrá-los em seus diários de aprendizagem e compartilhá-los com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar cognatos em inglês e em português.
- Incentivar a autonomia e a participação ativa dos alunos na construção de seu próprio aprendizado.
- Estimular o uso de dicionários bilíngues e outras ferramentas para ajudar na compreensão de textos em língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente os cognatos presentes em uma lista de palavras em inglês e português.
- Escrever frases em português usando cognatos em inglês identificados anteriormente.
- Participar ativamente da aula e se envolver em atividades em grupo.
- Refletir sobre o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos de cognatos e como eles funcionam.
- Propor atividades práticas para que os alunos possam identificar e usar cognatos em inglês e português.
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas.
- Fornecer feedback aos alunos sobre o seu desempenho nas atividades.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os cognatos presentes em uma lista de palavras em inglês e português.
- Escrever frases em português usando cognatos em inglês identificados anteriormente.
- Participar ativamente da aula e se envolver em atividades em grupo.
- Refletir sobre o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.
- Encontrar cognatos em textos em inglês que estão lendo fora da sala de aula.