Aula sobre Cognates Cognatos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Cognatos são palavras, com origem em outro idioma que possuem a mesma grafia e significado em português e em inglês. Elas são uma ótima forma de facilitar a compreensão e facilitar o aprendizado do idioma pelos alunos. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos o conceito de cognatos e como eles podem ajudá-los a compreender textos em inglês, além de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico por meio da metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que incentive o aprendizado sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o conceito de cognatos e como eles podem ser úteis na aprendizagem do idioma. Você pode apresentar exemplos de palavras cognatas e discutir como elas são usadas em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre Gamificação

    Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula. Apresente exemplos de jogos que os alunos já conhecem e discuta como os elementos do jogo podem ajudar na aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo será responsável por criar um jogo sobre cognatos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Oriente os alunos e ajude-os a organizar as ideias.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    A partir do mapa de registro, os grupos vão desenvolver seus jogos e criar um protótipo em papel. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para o restante da turma e explica como ele funciona. Em seguida, estimule um debate entre os grupos para poderem compartilhar suas impressões sobre os jogos criados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Resuma os principais pontos abordados na aula e enfatize a importância dos cognatos na aprendizagem do idioma. Você pode sugerir que os alunos continuem a desenvolver seus jogos em casa e apresentem novas versões na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas".
  • Incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico dos alunos.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência lúdica de aprendizado por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade do mapa de registro.
  • Coerência e criatividade do jogo desenvolvido.
  • Participação e engajamento durante a aula.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de cognatos e como eles são úteis para a aprendizagem do idioma.
  • Apresentar a metodologia de Gamificação e orientar os alunos na criação de seus jogos.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante o desenvolvimento dos jogos.
  • Estimular a participação e o debate entre os grupos.
  • Resumir os principais pontos abordados na aula e enfatizar a importância dos cognatos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
  • Desenvolver um jogo sobre cognatos em grupo.
  • Apresentar e explicar o jogo criado para o restante da turma.
  • Participar e debater sobre os jogos criados pelos outros grupos.
  • Continuar a desenvolver o jogo em casa para apresentar novas versões na próxima aula.