Aula sobre Cognates Cognatos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Cognates são palavras em inglês que têm a mesma origem que palavras em português. Essas palavras possuem a mesma significação e a mesma ortografia, ou, quase a mesma. O objetivo desta atividade é apresentá-los aos alunos cognatos e como é possível usá-los para facilitar a compreensão de textos em inglês. Além disso, também vai trabalhar a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave dos textos por meio de tomada de notas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são cognatos e como eles podem ajudar na compreensão de textos. Em seguida, apresente algumas palavras que possuem origem semelhante em português e inglês. Exemplo: music/música, animal/animal, logic/lógica.Etapa 2 - Estação 1 (Encontrando cognatos nos textos)
Nesta estação, os alunos vão receber um texto em inglês e devem circular as palavras que eles acham que são cognatos. O texto escolhido pode ser extraído de livros didáticos ou de notícias em inglês. Exemplo: "The new research shows that a healthy diet can protect the brain from age-related damage."Etapa 3 - Estação 2 - Criando cognatos
Nesta estação, os alunos vão criar palavras em inglês que seriam cognatos em português e, em seguida, verificar se elas realmente existem. Exemplo: "Televiso" (televisão), "informaco" (informação).Etapa 4 - Estação 3 (Usando Cognatos)
Nesta estação, os alunos devem criar frases em inglês utilizando os cognatos que encontraram no texto da estação 1. Exemplo: "I believe that a healthy diet is important for everyone."Etapa 5 - Revisão e conclusão
Peça que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação e, em seguida, retome os objetivos da aula. Por fim, faça uma revisão do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos para identificar e utilizar cognatos.
- Trabalhar a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave dos textos por meio de tomada de notas.
- Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação ao idioma inglês.
Critérios de avaliação
- A capacidade dos alunos em identificar cognatos nos textos;
- A qualidade das frases criadas pelos alunos que utilizam cognatos;
- O grau de participação e cooperação dos alunos nas atividades propostas.
Ações do professor
- Preparar o ambiente com as estações e materiais para cada atividade;
- Fazer a introdução da aula e explicar os objetivos;
- Controlar o tempo gasto em cada estação;
- Estimular a participação e a cooperação dos alunos;
- Fazer uma revisão geral do conteúdo.
Ações do aluno
- Identificar cognatos em textos em inglês;
- Criar palavras que seriam cognatos em português;
- Criar frases em inglês que utilizam o cognato;
- Participar ativamente das atividades;
- Compartilhar o que aprendeu com a turma.