Aula sobre Cognates Cognatos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre cognatos, que são palavras que têm a mesma origem etimológica em diferentes idiomas. Isso significa que uma palavra em inglês pode ser muito semelhante a uma palavra em português ou em outras línguas que têm origem latina, por exemplo. O conhecimento de cognatos pode ajudar os alunos a compreender melhor o vocabulário em inglês, além de tornar a aprendizagem mais fácil e aumentar a confiança na hora de se comunicar em inglês. Os alunos irão aprender sobre cognatos usando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, criando um mapa conceitual que irá ajudá-los a organizar e sintetizar as informações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são cognatos e sua importância para aprender inglês. Os alunos serão incentivados a compartilhar palavras em inglês que acreditam ser cognatos e tentar descobrir sua origem etimológica. Você pode usar exemplos em textos ou em cartazes na sala de aula para ajudar os alunos a entender o conceito.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Antes da aula, selecione um vídeo curto explicando como encontrar cognatos em inglês. Este vídeo deve ser compartilhado com os alunos antes da aula para poderem assistir antes da aula. Em sala, faça uma breve revisão do vídeo e responde a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

  3. Etapa 3 - Criação de um mapa conceitual

    Os alunos devem formar grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo recebe uma folha de papel para criar um mapa conceitual sobre cognatos. Cada grupo deve escolher uma ideia central, como "cognatos do português e inglês", e criar oito sub-ideias que se conectam à ideia central. Os alunos devem usar o espaço em branco para adicionar conexões adicionais e exemplos. Circule pela sala, dando feedback e orientações quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a classe, explicando sua ideia central, sub-ideias e exemplos. Use essa oportunidade para corrigir quaisquer equívocos e fornecer feedback construtivo.

  5. Etapa 5 - Atividade de escrita

    Os alunos devem escrever frases ou pequenos parágrafos usando cognatos em inglês. Peça que eles entreguem as atividades para avaliação posterior.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Resuma a aula e peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre cognatos em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações
  • Estimular a colaboração entre alunos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão em inglês
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado ativo e participativo
  • Aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida

Critérios de avaliação

  • Precisão e adequação do mapa conceitual criado pelos alunos
  • Correção gramatical e vocabulário adequado no uso de cognatos em inglês na atividade de escrita
  • Participação e colaboração individual e em grupo

Ações do professor

  • Explicar e orientar sobre o conceito de cognatos
  • Selecionar e compartilhar com os alunos um vídeo explicativo sobre cognatos
  • Orientar e dar feedback para os alunos durante a criação do mapa conceitual
  • Corrigir equívocos e fornecer feedback construtivo durante a apresentação dos mapas conceituais
  • Coletar e avaliar as atividades de escrita dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas
  • Trabalhar em equipe para criar o mapa conceitual
  • Criar frases ou pequenos parágrafos usando cognatos em inglês
  • Apresentar seu mapa conceitual e compartilhar seus conhecimentos com a classe
  • Demonstrar habilidades de comunicação e expressão em inglês.