Aula sobre Colagem Cubista

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A colagem cubista é uma técnica artística que surgiu no início do século XX, durante o movimento cubista. Ela consiste em colar diferentes materiais, como papéis, tecidos, jornais, revistas, entre outros, em uma superfície plana para criar uma imagem. Vamos aprender mais sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada em nossas vidas. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da colagem cubista e suas principais características, utilizando imagens e exemplos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos, em grupos, irão discutir sobre as possibilidades de aplicação da técnica da colagem cubista em diferentes contextos, como na decoração, moda, publicidade, entre outros. Cada grupo deverá escolher um contexto diferente para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão pesquisar e selecionar imagens que possam ser utilizadas na colagem, levando em consideração o contexto escolhido. Eles deverão criar um esboço da colagem, definindo a disposição das imagens e os materiais que serão utilizados.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão criar a colagem cubista, utilizando os materiais selecionados e seguindo o esboço criado na etapa anterior. Eles deverão apresentar suas colagens para a turma e explicar como aplicariam a técnica no contexto escolhido.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre as diferentes possibilidades de aplicação da técnica da colagem cubista e como ela pode ser utilizada para expressar ideias e sentimentos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão registrar em seus diários de bordo as principais aprendizagens e reflexões sobre a aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica da colagem cubista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a técnica da colagem cubista no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e seleção das imagens.
  • Criatividade na criação da colagem.
  • Coerência entre o contexto escolhido e a colagem criada.
  • Reflexão crítica sobre as aprendizagens.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da colagem cubista e suas principais características.
  • Conduzir a discussão sobre as possibilidades de aplicação da técnica em diferentes contextos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e seleção das imagens.
  • Acompanhar a criação das colagens e fornecer feedbacks aos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as aprendizagens.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e selecionar imagens que possam ser utilizadas na colagem.
  • Criar a colagem cubista seguindo o esboço criado na etapa anterior.
  • Apresentar a colagem para a turma e explicar como aplicariam a técnica no contexto escolhido.
  • Registrar as principais aprendizagens e reflexões sobre a aula em seus diários de bordo.