Aula sobre Colagem Cubista

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A colagem cubista é uma técnica artística que surgiu no início do século XX e foi utilizada por grandes artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Nessa técnica, diferentes materiais são colados em uma superfície para criar uma imagem. Os alunos aprenderão sobre essa técnica e como ela foi utilizada pelos artistas cubistas. Eles também terão a oportunidade de criar suas próprias colagens cubistas. Para tornar a aula mais envolvente, apresente exemplos de colagens cubistas e discuta como essa técnica pode ser encontrada em diferentes contextos, como na publicidade e no design gráfico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da colagem cubista e seus principais artistas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a técnica da colagem cubista e seus principais artistas. Eles poderão usar livros, revistas e a internet para coletar informações.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em grupos, criarão um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Criação das colagens cubistas

    Os alunos, em grupos, criarão suas próprias colagens cubistas, utilizando diferentes materiais como papel, tecido, revistas, jornais, entre outros. Eles deverão aplicar os conhecimentos adquiridos na pesquisa e utilizar a técnica da colagem cubista.

  5. Etapa 5 - Apresentação das colagens

    Cada grupo apresentará sua colagem para a turma, explicando sua criação e os materiais utilizados.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliarão as colagens dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão com a turma sobre a atividade realizada e a importância da técnica da colagem cubista na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de suas próprias colagens cubistas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o trabalho dos outros.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da colagem cubista e seus principais artistas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação das colagens cubistas.
  • Estimular a avaliação por pares e a reflexão sobre a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica da colagem cubista e seus principais artistas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Criar suas próprias colagens cubistas.
  • Apresentar suas colagens para a turma.
  • Avaliar as colagens dos outros grupos.