Aula sobre Colagem Cubista

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A colagem cubista é uma técnica artística que surgiu no início do século XX, na França, e foi utilizada por artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Essa técnica consiste em colar diferentes materiais em uma superfície plana, como papel ou tela, para criar uma imagem. Na colagem cubista, os materiais são organizados de maneira a criar uma imagem que represente diferentes perspectivas de um objeto ou cena. Vamos explorar a técnica da colagem cubista e como ela pode ser utilizada para representar diferentes perspectivas de um objeto ou cena. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas. Dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver habilidades de análise e crítica, além de aprenderem a se expressar de maneira clara e objetiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da colagem cubista e mostre exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e receberão materiais para criar sua própria colagem cubista.

  2. Etapa 2 - Criação da colagem

    Os alunos terão 40 minutos para criar suas colagens cubistas em grupo. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação das colagens

    Cada grupo apresentará sua colagem para a turma, explicando como utilizou a técnica da colagem cubista para representar diferentes perspectivas de um objeto ou cena.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os grupos trocarão suas colagens e utilizarão o template de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, os alunos se reunirão em grupo para discutir as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de análise e crítica.
  • Estimular a expressão clara e objetiva dos alunos.
  • Promover a criatividade e a experimentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: como o grupo utilizou a técnica da colagem cubista para representar diferentes perspectivas de um objeto ou cena.
  • Apresentação e comunicação: como o grupo apresentou sua colagem e se comunicou com a turma.
  • Desempenho geral: avaliação geral do trabalho do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da colagem cubista e mostrar exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais para a criação da colagem.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
  • Incentivar a criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a discussão em grupo ao final da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a técnica da colagem cubista para representar diferentes perspectivas de um objeto ou cena.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado.
  • Participar da discussão em grupo ao final da atividade.