Aula sobre Colagem Cubista

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A colagem cubista é uma técnica artística que surgiu no início do século XX, na França, e foi utilizada por artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Essa técnica consiste em criar uma imagem a partir da combinação de diferentes materiais, como papéis, tecidos, jornais, revistas, entre outros. A ideia é criar uma composição que represente a realidade de forma fragmentada, utilizando formas geométricas e cores vibrantes. Os alunos irão aprender sobre a técnica da colagem cubista e como ela pode ser utilizada para criar imagens interessantes e criativas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da colagem cubista, mostrando exemplos de obras de arte e explicando como ela funciona. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um tema relacionado à colagem cubista, como a história da técnica, os artistas que a utilizaram, as características das obras, entre outros. Os alunos poderão utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação da fanzine

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos deverão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte do fanzine deverá abordar um aspecto diferente da técnica da colagem cubista. Os alunos poderão utilizar diferentes materiais, como papéis coloridos, tecidos, jornais, revistas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu fanzine para a turma, explicando o que foi abordado em cada parte e como a técnica da colagem cubista foi utilizada na criação do fanzine.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos irão discutir as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos e como a técnica da colagem cubista pode ser aplicada em outras áreas, como na publicidade, na moda e na decoração.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a técnica da colagem cubista pode ser utilizada em suas próprias criações artísticas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da criatividade e da experimentação na arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na arte.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Coerência e clareza na apresentação da fanzine.
  • Criatividade e originalidade na utilização da técnica da colagem cubista.
  • Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da colagem cubista de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na arte.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a técnica da colagem cubista de forma criativa e original.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o que foi aprendido na aula.