Aula sobre Colagem Cubista

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A colagem cubista é uma técnica artística que surgiu no início do século XX e é caracterizada pela utilização de diferentes materiais para compor uma imagem. Essa técnica foi muito utilizada pelos artistas cubistas, que buscavam representar a realidade de uma forma mais abstrata e fragmentada. Os alunos irão aprender mais sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada em nossas próprias criações.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Explique aos alunos o que é a colagem cubista e apresente alguns exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a história da colagem cubista e sobre os artistas que utilizaram essa técnica em suas obras. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente. Forneça materiais de pesquisa, como livros e sites confiáveis. Os alunos devem registrar suas pesquisas em seus templates.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os alunos devem analisar as obras de arte apresentadas na etapa 1 e identificar os elementos da colagem cubista presentes em cada uma delas. Eles devem registrar suas análises em seus templates.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos devem criar suas próprias colagens cubistas, utilizando diferentes materiais, como papéis coloridos, revistas, jornais, tecidos, entre outros. Eles devem se inspirar nas obras de arte que analisaram na etapa 3 e utilizar os elementos da colagem cubista em suas criações. Forneça materiais para a criação das colagens.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem apresentar suas colagens para a turma e explicar como utilizaram os elementos da colagem cubista em suas criações. Eles também devem refletir sobre o que aprenderam durante a aula e registrar suas reflexões em seus templates.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback individual para cada aluno, destacando os pontos positivos de suas criações e dando sugestões para melhorias futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos da colagem cubista nas criações dos alunos.
  • Clareza na apresentação das colagens e na explicação dos elementos utilizados.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de pesquisa confiáveis.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Dar feedback individualizado para cada aluno.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da colagem cubista e sobre os artistas que utilizaram essa técnica em suas obras.
  • Analisar as obras de arte apresentadas e identificar os elementos da colagem cubista presentes em cada uma delas.
  • Criar suas próprias colagens cubistas, utilizando diferentes materiais e se inspirando nas obras de arte analisadas.