Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Professor(a), apresente o tema "Coletando informações: Elementos da paisagem", contextualizando a importância de saber identificar e perguntar sobre elementos da paisagem em Inglês. Use imagens de elementos da paisagem para a contextualização do tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação da atividade

    Organize a turma em grupos. Cada grupo deve escolher um líder e definir um local da escola para coletar informações sobre os elementos da paisagem ali presentes (como construções, árvores, parquinhos, quadra, entre outros).

  2. Etapa 2 - Construção do argumento

    Com as informações coletadas, cada grupo irá construir perguntas e respostas sobre a importância dos elementos da paisagem identificados.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação e as notas de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação e avaliação por pares

    Cada grupo fará uma apresentação sobre o seu levantamento de elementos da paisagem e será avaliado por escrito pelos outros grupos, seguindo os critérios estabelecidos no modelo.

  5. Etapa 5 - Feedbacks e melhorias

    O professor e os alunos darão feedbacks uns aos outros. Indique aos alunos o que pode ser melhorado nos seus trabalhos. Reserve tempo para que os grupos tenham a oportunidade de realizar melhorias em suas descrições dos elementos da paisagem, com base nos feedbacks recebidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de coletar informações por meio de perguntas e respostas;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e respeitar as diferenças.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção do levantamento de elementos da paisagem;
  • Apresentação e comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Organizar a turma em grupos e distribuir os critérios de avaliação para cada grupo;
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas sobre o tema;
  • Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por pares;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Formar grupos e escolher um líder;
  • Coletar informações sobre a área da escolhida, por meio de perguntas e respostas;
  • Construir o levantamento de elementos da paisagem e organizá-los em uma apresentação para a turma;
  • Avaliar os demais grupos seguindo os critérios estabelecidos;
  • Receber feedbacks do professor e dos colegas e realizar as melhorias necessárias.