Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância de coletar informações e como podemos utilizá-las para entender melhor o mundo ao nosso redor. Explique que a paisagem é uma parte importante do nosso ambiente e que podemos coletar informações sobre ela para entender como ela é formada e como as pessoas a utilizam. Sugira que eles pensem sobre os elementos que compõem a paisagem, como árvores, edifícios, rios, estradas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivo da atividade

    Apresente o tema e o objetivo da atividade, que está relacionada à habilidade de os alunos coletarem informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade. Explique que eles irão criar um mapa conceitual sobre os elementos da paisagem.

  2. Etapa 2 - Coleta de informações

    Distribua cartões em branco para os alunos. Peça para escreverem perguntas sobre os elementos da paisagem. Em seguida, cada aluno deverá escolher um cartão e responder à pergunta em sua folha de papel.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos e Organização das informações

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve reunir as informações coletadas pelos seus membros e organizá-las em ideias principais e sub-ideias relacionadas.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual, contendo as ideias principais e as sub-ideias relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as sub-ideias relacionadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça para que os alunos avaliem o trabalho dos outros grupos, dando feedbacks positivos e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de coletar informações.
  • Desenvolvimento da habilidade de organização de informações.
  • Estímulo à criatividade e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coleta e organização adequada das informações.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo e a metodologia da atividade.
  • Orientar os alunos na coleta e organização das informações.
  • Dar feedbacks e auxiliar na construção do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Coletar informações sobre os elementos da paisagem.
  • Organizar as informações em ideias principais e sub-ideias.
  • Criar e apresentar o mapa conceitual.