Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância de coletar informações e como podemos utilizá-las para entender melhor o mundo ao nosso redor. Explique que a paisagem é uma parte importante do nosso ambiente e que podemos coletar informações sobre ela para entender como ela é formada e como as pessoas a utilizam. Sugira que eles pensem sobre os elementos que compõem a paisagem, como árvores, edifícios, rios, estradas, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivo da atividade
Apresente o tema e o objetivo da atividade, que está relacionada à habilidade de os alunos coletarem informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade. Explique que eles irão criar um mapa conceitual sobre os elementos da paisagem.Etapa 2 - Coleta de informações
Distribua cartões em branco para os alunos. Peça para escreverem perguntas sobre os elementos da paisagem. Em seguida, cada aluno deverá escolher um cartão e responder à pergunta em sua folha de papel.Etapa 3 - Formação dos grupos e Organização das informações
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve reunir as informações coletadas pelos seus membros e organizá-las em ideias principais e sub-ideias relacionadas.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual, contendo as ideias principais e as sub-ideias relacionadas ao tema.Etapa 5 - Apresentação do mapa conceitual
Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as sub-ideias relacionadas.Etapa 6 - Avaliação
Peça para que os alunos avaliem o trabalho dos outros grupos, dando feedbacks positivos e sugestões de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de coletar informações.
- Desenvolvimento da habilidade de organização de informações.
- Estímulo à criatividade e trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Coleta e organização adequada das informações.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Participação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar o objetivo e a metodologia da atividade.
- Orientar os alunos na coleta e organização das informações.
- Dar feedbacks e auxiliar na construção do mapa conceitual.
Ações do aluno
- Coletar informações sobre os elementos da paisagem.
- Organizar as informações em ideias principais e sub-ideias.
- Criar e apresentar o mapa conceitual.