Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O objetivo principal é desenvolver a habilidade dos alunos em coletar informações sobre a paisagem, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os estudantes podem escolher um elemento da paisagem, como árvores, montanhas, rios, entre outros, e coletar informações sobre esse elemento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema da aula, explicando o que é a paisagem e seus elementos.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos escolhem um elemento da paisagem e coletam informações sobre ele, por meio de perguntas e respostas com os colegas e pesquisas em livros ou na internet.

  3. Etapa 3 - Seleção de informações

    Os alunos selecionam as informações mais relevantes sobre o elemento da paisagem escolhido e organizam essas informações em um rascunho.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Os alunos criam o modelo de Dinâmica dos 3 Qs sobre o elemento da paisagem escolhido. O modelo deve incluir os campos:

    \- Que bom

    \- Que pena

    \- Que tal


  5. Etapa 5 - Revisão e ajustes

    O professor revisa o modelo criado pelos alunos e sugere ajustes, se necessário.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos apresentam seus modelos para a turma e discutem em grupo as informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos avaliam a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade em comunicação verbal e escrita.
  • Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de selecionar informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Relevância das informações coletadas pelo aluno.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e orientar os alunos na escolha do elemento da paisagem.
  • Auxiliar os alunos na coleta e seleção das informações.
  • Revisar e orientar na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Escolher um elemento da paisagem e coletar informações sobre ele.
  • Selecionar as informações mais relevantes.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar e discutir em grupo as informações coletadas.
  • Avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na aula.