Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos irão aprender como coletar informações sobre os elementos da paisagem, tais como o céu, o sol, as nuvens, as árvores, os animais e as pessoas. Além disso, eles também vão desenvolver a habilidade de perguntar e responder sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Recepcione os alunos e proponha uma dinâmica para que eles compartilhem como estão se sentindo naquele momento. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e descontraído para o início da aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Explique a importância da coleta de informações sobre os elementos da paisagem e como isso pode ser útil na comunicação em Inglês. Para exemplificar, use fotos ou imagens de paisagens e pergunte aos alunos sobre os elementos que aparecem nelas.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá uma paisagem para analisar.

    Eles devem coletar informações sobre os elementos da paisagem recebida e listar esses elementos em um papel.


  4. Etapa 4 - Reunião plenária

    Conduza uma reunião em que cada grupo apresente a sua paisagem e os elementos que coletaram. Os outros grupos podem acrescentar informações e fazer perguntas.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Cada aluno deve escolher um dos elementos coletados pelos grupos e, individualmente, deve elaborar perguntas e respostas sobre ele. O objetivo é desenvolver a habilidade de perguntar e responder sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    O professor irá conduzir uma dinâmica de check-out, em que os alunos poderão expressar suas opiniões sobre a aula e como se sentiram ao longo do processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de coletar informações sobre os elementos da paisagem.
  • Desenvolvimento da habilidade de perguntar e responder em inglês.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na coleta de informações sobre os elementos da paisagem.
  • Elaboração de perguntas e respostas em inglês.
  • Trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Condução das dinâmicas de check-in e check-out.
  • Coordenação da atividade em grupo e da reunião plenária.
  • Avaliação da participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participação na coleta de informações sobre os elementos da paisagem.
  • Elaboração de perguntas e respostas em inglês.
  • Trabalho em grupo.
  • Expressão de opiniões na dinâmica de check-out.