Aula sobre Coletando Informacoes Elementos Da Paisagem

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A proposta com esta atividade é que os alunos aprendam como identificar e comparar diferentes elementos da paisagem em inglês, reconhecendo suas características e influências na vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Aquecimento: Perguntas sobre a paisagem

    Faça uma roda de perguntas, pedindo aos alunos que citem palavras em inglês que eles conhecem, relacionadas a elementos da paisagem e suas características. Anote as respostas em uma lista.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Compartilhe com a classe um estudo de caso no formato de história em quadrinhos, em que os personagens estão em diferentes paisagens e precisam coletar informações para resolver um problema. O objetivo do estudo de caso é ajudar os alunos a compreender como coletar informações por meio da observação dos elementos da paisagem.

  3. Etapa 3 - Identificação e comparação

    Distribua um modelo de infográfico para cada aluno. O modelo será uma grade em branco de informações referentes à paisagem. Os alunos deverão observar os elementos da paisagem que foram identificados na história em quadrinhos e fazer a correspondência com as informações contidas na grade do modelo.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e preencher as informações em branco no modelo de infográfico. Professor, circule pela sala para apoiar os alunos a comparar e identificar os elementos da paisagem da história em quadrinhos com as características descritas no modelo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico e explicar as informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Debate em sala de aula

    Durante as apresentações, os alunos serão convidados a comparar as informações de cada infográfico, identificando semelhanças e diferenças e questionando como os elementos da paisagem influenciam a qualidade de vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Ao final da aula, reforce os principais pontos abordados na atividade e proponha uma reflexão sobre a importância da coleta de informações por meio da observação e comparação dos elementos da paisagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da capacidade de coletar informações por meio da observação e comparação dos elementos da paisagem.
  • Estímulo à criatividade e imaginação;
  • Desenvolvimento do senso crítico em relação à qualidade de vida das pessoas em diferentes paisagens.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em sala de aula;
  • Compreensão das características dos elementos da paisagem e sua influência na vida das pessoas;
  • Habilidade em coletar informações por meio da observação e comparação dos elementos da paisagem.

Ações do professor

  • Apresentação dos objetivos da aula;
  • Seleção de histórias em quadrinho que contemplem o tema da aula;
  • Orientações aos alunos para a expansão de vocabulário;
  • Estímulo ao debate e à participação em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Elaboração de um modelo de infográfico;
  • Apresentação do trabalho aos colegas.