Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos vão desenvolver a habilidade de coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a escola. A ideia é que eles possam conhecer melhor seus colegas e a escola em que estudam, buscando informações sobre a rotina escolar, as disciplinas, os professores e a relação com os colegas e amigos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a escola e como é sua rotina escolar. A partir das respostas, apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e definição dos temas

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e explique que cada grupo vai escolher um tema relacionado à escola para pesquisar e apresentar ao restante da turma.Sugira alguns temas, como: disciplinas que mais gostam, atividades extracurriculares, relação com os professores, relação com os amigos e colegas, etc.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo

    Instrua os grupos sobre como funciona a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, e sobre o preenchimento do diário de bordo. Os estudantes deverão, dentro do tema escolhido, pensar em uma problemática e desenvolver um objetivo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e coleta de informações

    Cada grupo deverá coletar informações sobre o tema escolhido, realizando perguntas em inglês aos professores, estudantes e funcionários da escola e registrando as respostas em um caderno. Disponibilize um modelo de questionário em inglês para orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Após a coleta de informações, os grupos deverão elaborar a parte de geração de alternativas no diário de bordo, e dentre elas definir uma solução possível para apresentar à turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu tema para o restante da turma e utilizarão o modelo de avaliação por pares. Os outros grupos avaliarão a apresentação conforme os critérios definidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão e avaliação

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de coleta e organização de informações.
  • Promover a interação entre os alunos, estimulando a comunicação em inglês.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise e avaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos e uso adequado da língua inglesa.
  • Apresentação e comunicação clara das informações.
  • Desempenho geral na atividade proposta.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e definir os temas de pesquisa.
  • Orientar os alunos sobre a estrutura da apresentação e a comunicação dos resultados.
  • Avaliar a apresentação dos grupos e dar feedback sobre os resultados obtidos.
  • Estimular a comunicação em inglês e corrigir possíveis erros gramaticais.
  • Refletir sobre a atividade e traçar planos para atividades futuras.

Ações do aluno

  • Coletar informações sobre o tema escolhido, realizando perguntas em inglês.
  • Organizar as informações coletadas e preparar a apresentação em grupo.
  • Avaliar a apresentação dos outros grupos conforme os critérios definidos.
  • Participar ativamente da atividade, contribuindo para o sucesso do grupo.
  • Refletir sobre a atividade e dar sugestões para atividades futuras.