Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a coletar informações sobre a escola, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, a escola e a comunidade.

A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Isso será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Para contextualizar o assunto, traga exemplos de situações cotidianas em que as pessoas precisam coletar informações sobre a escola, como uma reunião de pais e professores ou um projeto escolar.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e a metodologia Cultura Maker. Traga exemplos práticos de situações cotidianas em que as pessoas precisam coletar informações sobre a escola.

  2. Etapa 2 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs para os alunos, explicando cada campo e como eles serão usados para avaliar a atividade. Os alunos irão criar um modelo em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 4 ou 5 e irão discutir sobre a escola.

    Eles deverão coletar informações sobre a escola, como o nome dos professores, as matérias que estudam, as atividades extracurriculares, entre outras informações.

    Cada grupo deve registrar as informações no modelo criado anteriormente.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma.

    Incentive os alunos a fazerem perguntas sobre as informações apresentadas pelos outros grupos.


  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre a atividade e preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

    Eles deverão avaliar o que foi bom, o que poderia ser melhor e o que eles gostariam de fazer na próxima atividade.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e agradeça aos alunos pela participação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em coletar informações sobre a escola.
  • Estimular a reflexão e a avaliação dos alunos sobre a atividade realizada.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas pelos alunos.
  • Clareza e organização na apresentação dos resultados.
  • Reflexão e avaliação dos alunos sobre a atividade realizada.
  • Participação e engajamento dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será usada na atividade.
  • Incentivar a participação e a comunicação entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre a atividade realizada.
  • Concluir a atividade de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Coletar informações sobre a escola de forma organizada e clara.
  • Apresentar os resultados da discussão de forma clara e objetiva.
  • Refletir e avaliar a atividade realizada.
  • Participar e se engajar durante toda a atividade.