Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A coleta de informações é uma habilidade importante para a comunicação e a interação com outras pessoas. Nesta atividade, os alunos irão coletar informações sobre seus colegas de sala e a escola. Os alunos irão desenvolver a habilidade de fazer perguntas e coletar informações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema e explique a importância de coletar informações sobre as pessoas e o ambiente ao seu redor.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Explique a metodologia Design Thinking e apresente o mapa de empatia como ferramenta para coletar informações sobre as pessoas. Os alunos, em grupo, criarão seu próprio mapa de empatia, com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", relacionados à escola.

  3. Etapa 3 - Coleta de informações

    Oriente os estudantes para elaborarem perguntas em inglês e coletarem as informações necessárias para o preenchimento do mapa da empatia.

  4. Etapa 4 - Análise das informações

    Oriente o grupo a se reunir novamente, analisar as informações coletadas e selecionar as informações mais relevantes.

  5. Etapa 5 - Produção do mapa de empatia

    Com as informações selecionadas, o grupo começa a produzir o mapa de empatia, preenchendo os campos com as informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia ao restante da turma. Corrija as atividades e oriente-os, se necessário.

    7\. Conclusão:

    Faça uma reflexão sobre o processo e o resultado da atividade, destacando a importância da coleta de informações em inglês e da empatia para uma boa comunicação e entendimento entre as pessoas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Estimular a empatia e a compreensão do outro;
  • Incentivar a coleta de informações por meio de perguntas e respostas;
  • Desenvolver habilidades de observação e análise de informações;
  • Fomentar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do processo;
  • Uso correto do vocabulário em inglês;
  • Capacidade de ouvir, entender e responder adequadamente às perguntas do grupo;
  • Produção de um mapa de empatia completo e coeso;
  • Colaboração e envolvimento com o grupo.

Ações do professor

  • Contextualização do tema com exemplos práticos para tornar a aula mais tangível para os alunos;
  • Explicação da metodologia Design Thinking e demonstração de como aplicá-la na criação do mapa de empatia;
  • Estímulo à participação ativa dos alunos e à colaboração em grupo;
  • Orientação na coleta e análise das informações;
  • Conferência e correção dos mapas de empatia produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa em todas as etapas do processo;
  • Utilização do vocabulário em inglês para comunicar suas ideias e informações;
  • Coleta de informações em casa ou com amigos e familiares;
  • Contribuição para a criação do mapa de empatia em grupo;
  • Apresentação do mapa de empatia ao restante da turma.