Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos irão criar um infográfico sobre a escola. Para isso, eles irão coletar informações sobre a escola, como o número de alunos, professores, funcionários, as salas de aula, entre outros aspectos importantes. O objetivo final é que eles possam desenvolver a habilidade de coletar informações, perguntando e respondendo sobre a escola e a comunidade em que vivem em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma introdução sobre a importância de coletar informações sobre a escola.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, conforme o número de alunos presentes na turma.

  3. Etapa 3 - Orientações sobre o infográfico

    Dê orientações sobre o que é um infográfico e como eles serão criados. Explique que os alunos devem fazer perguntas uns aos outros e coletar informações sobre a escola para preencher o infográfico.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas

    Cada grupo criará uma lista de perguntas a serem feitas sobre a escola, em inglês. As perguntas devem abranger tópicos como número de alunos, professores, funcionários, salas de aula, entre outros.

  5. Etapa 5 - Coleta de informações

    Cada grupo entrevistará dois ou três alunos para coletar informações sobre a escola. Eles devem fazer anotações sobre as respostas para usá-las no infográfico.

  6. Etapa 6 - Criação do infográfico

    Com as informações coletadas, cada grupo deve criar seu próprio infográfico. O objetivo é que eles possam organizar as informações coletadas de forma clara e objetiva, criando um material informativo e interessante sobre a escola.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma. Você poderá pedir que eles expliquem as informações apresentadas e o processo de coleta de dados utilizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de coletar informações e perguntar sobre a escola e sua comunidade em inglês
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização de informações
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas elaboradas pelo grupo
  • Clareza e objetividade do infográfico criado
  • Participação e cooperação dos alunos durante a atividade

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a atividade
  • Avaliar o processo de coleta de dados e a qualidade do infográfico criado
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos

Ações do aluno

  • Elaborar perguntas relevantes sobre a escola em inglês
  • Coletar informações de forma organizada e clara
  • Trabalhar em equipe para criar um infográfico interessante e informativo