Aula sobre Coletando Informacoes Escola
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão aprender a coletar informações sobre as escolas de seus colegas e criar um jogo de tabuleiro utilizando o tema como base. Através dessa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade, em inglês.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema da atividade, explicando sobre a importância de coletar informações e conhecer a escola dos colegas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Dividida os estudantes em grupos de 4 a 6 pessoas, sendo que cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição dos subtópicos
Os grupos irão escolher os subtópicos que irão abordar em seus jogos, como, por exemplo: sala de aula, biblioteca, quadra esportiva, cantina, entre outros.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o tabuleiro, as regras, o dado, os pinos e os cards de perguntas em inglês sobre a escola e os subtópicos que escolheram, e ações relacionadas aos subtópicos escolhidos.Etapa 5 - Teste do jogo
Os alunos irão testar o jogo criado por outro grupo, para verificar se as regras estão claras e se as perguntas e ações estão corretas.Etapa 6 - Apresentação do jogo
Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando as regras e como jogar.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar a atividade segundo a coerência entre o tema e o jogo criado, clareza nas regras do jogo, inovação e criatividade na criação do jogo e participação e colaboração durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade, em inglês.
- Promover o trabalho em equipe.
- Desenvolver a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o tema e o jogo criado.
- Clareza das regras do jogo.
- Inovação e criatividade na criação do jogo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar a atividade conforme os critérios estipulados.
- Estimular a participação e interação dos alunos.
Ações do aluno
- Dividir tarefas e trabalhar em equipe.
- Pesquisar sobre os subtópicos escolhidos.
- Utilizar a criatividade para criar o jogo.