Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a coletar informações sobre as escolas de seus colegas e criar um jogo de tabuleiro utilizando o tema como base. Através dessa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade, em inglês.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema da atividade, explicando sobre a importância de coletar informações e conhecer a escola dos colegas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Dividida os estudantes em grupos de 4 a 6 pessoas, sendo que cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Os grupos irão escolher os subtópicos que irão abordar em seus jogos, como, por exemplo: sala de aula, biblioteca, quadra esportiva, cantina, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o tabuleiro, as regras, o dado, os pinos e os cards de perguntas em inglês sobre a escola e os subtópicos que escolheram, e ações relacionadas aos subtópicos escolhidos.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os alunos irão testar o jogo criado por outro grupo, para verificar se as regras estão claras e se as perguntas e ações estão corretas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando as regras e como jogar.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar a atividade segundo a coerência entre o tema e o jogo criado, clareza nas regras do jogo, inovação e criatividade na criação do jogo e participação e colaboração durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade, em inglês.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o tema e o jogo criado.
  • Clareza das regras do jogo.
  • Inovação e criatividade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar a atividade conforme os critérios estipulados.
  • Estimular a participação e interação dos alunos.

Ações do aluno

  • Dividir tarefas e trabalhar em equipe.
  • Pesquisar sobre os subtópicos escolhidos.
  • Utilizar a criatividade para criar o jogo.