Aula sobre Coletando Informacoes Escola

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A coleta de informações é uma habilidade importante para a comunicação e a interação com outras pessoas. Nesta atividade, os alunos irão coletar informações sobre seus colegas de sala e a escola. Os alunos irão desenvolver a habilidade de fazer perguntas e coletar informações.

  1. Etapa 1 - Atividades prévias

    Forneça atividades prévias para que os alunos possam pesquisar e coletar informações sobre a escola. Disponibilize diferentes tipos de materiais como vídeos, textos, tirinhas, quadrinhos, artigos, notícias, dentre outros.

  2. Etapa 2 - Introdução do assunto

    Apresente uma dinâmica relacionada ao assunto para despertar a curiosidade dos alunos sobre a escola. A dinâmica pode ser um jogo de palavras em inglês que esteja relacionado a escola. Após a dinâmica, o professor deve introduzir o assunto "Coleta de informações sobre a escola".

  3. Etapa 3 - Conceitos básicos sobre mapas conceituais

    Apresente conceitos básicos sobre mapas conceituais em inglês e demonstre exemplos em sala de aula. Tire as eventuais dúvidas que surgir e incentive-os a fazer perguntas em inglês.

  4. Etapa 4 - Sala de aula invertida

    Os alunos, em equipes, devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias em 2 níveis de profundidade sobre o assunto "Coleta de informações sobre a escola". O mapa conceitual deve ser produzido em papel.

  5. Etapa 5 - Coleta de informações e debates em grupo

    Incentive os estudantes a realizarem perguntas em inglês e fazê-las aos professores, estudantes e funcionários, para se aprofundarem mais no tema e preencher os campos do mapa conceitual. Estimule debates sobre o mapa conceitual produzido pelas equipes. As perguntas e respostas devem ser todas em inglês para estimular a prática escrita e oral.

  6. Etapa 6 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma e as perguntas elaboradas em inglês.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em equipe e individual durante o desenvolvimento do mapa conceitual, a habilidade de comunicação oral em inglês e a organização e clareza no mapa conceitual produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de coleta de informações e comunicação oral em inglês.
  • Trabalhar a criatividade e a construção de um mapa conceitual como ferramenta de organização e síntese de ideias.
  • Introduzir a temática escolar para fomentar o interesse dos alunos em relação ao contexto acadêmico.

Critérios de avaliação

  • Participação em equipe e individual durante o desenvolvimento do mapa conceitual.
  • Habilidade de comunicação oral em inglês.
  • Organização e clareza no mapa conceitual produzido.

Ações do professor

  • Introduzir o assunto por meio de uma dinâmica que desperte a curiosidade dos alunos sobre a escola.
  • Apresentar conceitos básicos sobre mapas conceituais em inglês.
  • Distribuir atividades prévias para que os alunos possam pesquisar sobre o assunto com antecedência.
  • Realizar debates em grupo.
  • Avaliar o mapa conceitual produzido.

Ações do aluno

  • Realizar atividades prévias para pesquisar e coletar informações sobre a escola.
  • Trabalhar em equipe para criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias em dois níveis de profundidade.
  • Participar ativamente dos debates em grupo, fazendo perguntas e dando respostas em inglês.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Avaliar o trabalho em equipe e individual.