Aula sobre Colocacao Pronomial

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A colocação pronominal é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas. É importante que os alunos compreendam as regras da norma-padrão, mas é importante que percebam como essas regras são aplicadas na linguagem coloquial. Para isso, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.

Exemplo prático:

A colocação pronominal é a maneira como os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são colocados em relação ao verbo na frase. Em português, existem três formas de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.

Próclise: ocorre quando o pronome vem antes do verbo e é obrigatório quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo, como advérbios de negação (não, jamais, etc.), pronomes relativos (que, quem, onde, etc.) e conjunções subordinativas (quando, antes que, depois que, etc.). Exemplo: _Não me importo com o que os outros pensam._

Mesóclise: ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplo: _Dar-me-ás uma resposta?_

Ênclise: ocorre quando o pronome vem depois do verbo e é obrigatório quando não há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Exemplo: _Eu gostaria de vê-lo amanhã._


  1. Etapa 1 - Problematização

    Peça aos alunos que ouçam atentamente a música "Bom Conselho" de Chico Buarque, e identifiquem as colocações pronominais presentes na letra. Após passar a música para turma, você pode fazer uma breve explicação sobre o artista para que os alunos o conheçam.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Divida a turma em grupos e peça que eles anotem no caderno as colocações pronominais presentes na música, indicando se são próclises, ênclises ou mesóclises.

  3. Etapa 3 - Seleção do problema

    Cada grupo deve apresentar seu problema e as alternativas geradas. Em seguida, a turma deve avaliar todos os grupos para evidenciar os acertos e os erros.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os grupos devem produzir uma letra de música utilizando próclises, ênclises e mesóclises. Eles não precisam, necessariamente, utilizar as três formas de colocação pronominal na composição.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas composições para toda a turma, indicando onde estão as próclises, as ênclises e as mesóclises.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos em diversas atividades, como a seleção das colocações pronominais na letra de música e a composição.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão;
  • Estimular a criatividade dos alunos na composição de uma música utilizando colocação pronominal;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade e coerência das soluções apresentadas para o problema escolhido;
  • Organização e clareza na apresentação da letra de música.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas;
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos em cada etapa do processo.

Ações do aluno

  • Expressar suas opiniões e dúvidas sobre o assunto;
  • Trabalhar em grupo na criação da letra de música;
  • Apresentar soluções criativas e coerentes para o tema;
  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.