Aula sobre Colocacao Pronomial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a atividade sobre Colocação Pronominal, é importante que os alunos tenham uma noção básica sobre o que são pronomes e quais as suas funções na Língua Portuguesa. Se achar necessário, faça uma revisão desses conceitos e utilize exemplos práticos para que os alunos compreendam melhor.

Exemplo prático:

A colocação pronominal é a maneira como os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são colocados em relação ao verbo na frase. Em português, existem três formas de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.

Próclise: ocorre quando o pronome vem antes do verbo e é obrigatório quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo, como advérbios de negação (não, jamais, etc.), pronomes relativos (que, quem, onde, etc.) e conjunções subordinativas (quando, antes que, depois que, etc.). Exemplo: _Não me importo com o que os outros pensam._

Mesóclise: ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplo: _Dar-me-ás uma resposta?_

Ênclise: ocorre quando o pronome vem depois do verbo e é obrigatório quando não há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Exemplo: _Eu gostaria de vê-lo amanhã._


  1. Etapa 1 - Definição do Problema

    Peça para os alunos pensarem em situações onde tiveram dificuldades em utilizar corretamente a colocação pronominal. Em seguida, peça para cada aluno compartilhar suas experiências em grupo e criar uma lista de problemas relacionados à colocação pronominal. Explique sobre as diferenças entre a norma-padrão da Língua Portuguesa e a linguagem coloquial.

  2. Etapa 2 - Ideação

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar frases contendo próclises, ênclises e mesóclises. Os membros do grupo devem avaliar e chegar a um consenso se as frases estão na norma-padrão ou na linguagem coloquial.

  3. Etapa 3 - Prototipação

    Cada grupo deverá criar um cartaz, separando as frases criadas na norma-padrão das frases criadas na linguagem coloquial.

  4. Etapa 4 - Apresentação e feedback

    Os grupos deverão apresentar os seus cartazes para toda a turma. Este é o momento dos alunos se avaliarem e levarem seus feedbacks para os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Implementação

    Revise e reforce as regras de colocação pronominal aprendidas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso na linguagem coloquial;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações reais em que haja o uso de pronomes;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das regras de colocação pronominal na norma-padrão e no português brasileiro coloquial;
  • Criatividade na criação das situações em que haja o uso de pronomes;
  • Participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação das frases;
  • Acompanhar e auxiliar os alunos na definição e criação das situações reais;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir e definir as regras de colocação pronominal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
  • Criar situações reais em que haja o uso de pronomes;
  • Criar um cartaz com as frases criadas, separando as frases da norma-padrão e da linguagem coloquial;
  • Avaliar o desempenho dos colegas durante a atividade.