Aula sobre Colocacao Pronomial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A colocação pronominal é um tema importante dentro da gramática da Língua Portuguesa, pois é responsável pela organização das frases e pela clareza da comunicação. É comum que os alunos tenham dificuldades em entender as regras da colocação pronominal e a diferença entre a norma-padrão e o uso coloquial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos a importância do tema e como ele está presente em nosso cotidiano. Dependendo do nível de aprendizado dos estudantes, talvez seja necessário trazer uma explicação mais detalhada sobre o tema. Você pode utilizar o exemplo abaixo.

    Exemplo prático:

    A colocação pronominal é a maneira como os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são colocados em relação ao verbo na frase. Em português, existem três formas de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.

    Próclise: ocorre quando o pronome vem antes do verbo e é obrigatório quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo, como advérbios de negação (não, jamais, etc.), pronomes relativos (que, quem, onde, etc.) e conjunções subordinativas (quando, antes que, depois que, etc.). Exemplo: _Não me importo com o que os outros pensam._

    Mesóclise: ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplo: _Dar-me-ás uma resposta?_

    Ênclise: ocorre quando o pronome vem depois do verbo e é obrigatório quando não há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Exemplo: _Eu gostaria de vê-lo amanhã._


  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a sala em grupos de 3 a 5 alunos, dependendo da quantidade presente. Explique que as equipes formadas competirão em um jogo sobre colocação pronominal.

  3. Etapa 3 - Resolução

    Distribua às equipes frases contendo colocações pronominais em diferentes posições (próclise, ênclise e mesóclise). Defina um tempo para os grupos lerem e analisarem as frases, identificando a colocação pronominal correta.

  4. Etapa 4 - Pontuação

    Após o tempo definido, os grupos devem apresentar a resposta para a sala e justificar sua escolha. Caso acertem, ganham uma pontuação previamente definida. Caso errarem, perdem pontos. O jogo continua com as próximas frases, até que todas sejam analisadas.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Ao final do jogo, faça uma avaliação final sobre o desempenho das equipes e retome o tema inicial da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Favorecer a compreensão das diferentes formas de colocação dos pronomes oblíquos átonos na Língua Portuguesa;
  • Estimular a prática da identificação das regras de próclise, mesóclise e ênclise em diferentes tipos de frases;
  • Desenvolver a habilidade de escolher a colocação pronominal adequada em diferentes contextos de uso da língua;
  • Proporcionar uma atividade lúdica e dinâmica que motive o interesse dos alunos pelo tema;
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o jogo.
  • Habilidade dos alunos em identificar a colocação pronominal correta nas frases apresentadas pelo jogo;
  • Domínio dos conceitos relacionados à colocação pronominal demonstrados pelos alunos durante o jogo;
  • Utilização adequada do tempo disponível para a realização do jogo;
  • Compreensão dos alunos sobre as regras do jogo.

Ações do professor

  • Preparar e distribuir as frases;
  • Passar as regras do jogo;
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade;
  • Avaliar e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar as frases;
  • Identificar e justificar a colocação pronominal correta;
  • Trabalhar em equipe para buscar a maior pontuação possível.