Aula sobre Colocacao Pronomial
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos
Apresente o tema da atividade e explique o objetivo, que é comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português coloquial.Etapa 2 - Exposição dos conceitos básicos
Explique os conceitos básicos relacionados à colocação pronominal na norma-padrão. Os alunos devem fazer anotações em seus cadernos. Você pode utilizar o exemplo abaixo para realizar a sua explicação.Exemplo prático:
A colocação pronominal é a maneira como os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são colocados em relação ao verbo na frase. Em português, existem três formas de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.
Próclise: ocorre quando o pronome vem antes do verbo e é obrigatório quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo, como advérbios de negação (não, jamais, etc.), pronomes relativos (que, quem, onde, etc.) e conjunções subordinativas (quando, antes que, depois que, etc.). Exemplo: _Não me importo com o que os outros pensam._
Mesóclise: ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplo: _Dar-me-ás uma resposta?_
Ênclise: ocorre quando o pronome vem depois do verbo e é obrigatório quando não há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Exemplo: _Eu gostaria de vê-lo amanhã._
Etapa 3 - Divisão em grupos e atividade
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Distribua entre os grupos frases em que os alunos precisem identificar onde há próclise, onde há ênclise e onde há mesóclise. Alguns exemplos de frases:Eu me lembro de quando você chegou. (próclise)
Dar-lhe-ei o presente no seu aniversário. (mesóclise)
Dir-lhe-ei a verdade assim que possível. (mesóclise)
Não se esqueça de trazer o livro amanhã. (próclise)
Vou-me embora, mas volto logo. (ênclise)
Etapa 4 - Apresentação e debate
Peça para cada grupo apresentar suas respostas e justificar as escolhas feitas. Em seguida, proponha um debate sobre a importância da colocação pronominal em produções textuais e na comunicação oral. Peça para os alunos anotarem no caderno os principais pontos discutidos. Algumas questões que podem ser levantadas são:1\. Qual é a importância de utilizar a colocação pronominal correta na comunicação?
2\. Por que é importante conhecer as regras de colocação pronominal ao escrever um texto?
3\. Como a falta de conhecimento das regras de colocação pronominal pode prejudicar a comunicação?
4\. Por que é importante prestar atenção na colocação pronominal ao falar em público?
Etapa 5 - Fechamento
Finalize o debate com uma reflexão sobre a importância de dominar a colocação pronominal na comunicação oral e escrita. Peça para os alunos compartilharem suas anotações do caderno.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e empregar corretamente a próclise, ênclise e mesóclise em diferentes contextos e situações comunicativas;
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da colocação pronominal na produção textual e oral;
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e apresentação de argumentos.
Critérios de avaliação
- Participação e contribuição efetiva no debate;
- Identificação correta da colocação pronominal nas frases propostas;
- Uso adequado das regras de colocação pronominal em situações específicas;
- Apresentação clara e coerente dos argumentos;
- Postura respeitosa e colaborativa durante todo o processo.
Ações do professor
- Apresentação das regras de colocação pronominal de forma clara e objetiva;
- Proposta de frases que exemplifiquem as diferentes formas de colocação pronominal;
- Estímulo à participação e discussão dos alunos;
- Mediação do debate para garantir que todos tenham oportunidade de se expressar e contribuir;
- Feedback individual e coletivo para os alunos durante e após o debate.
Ações do aluno
- Leitura e análise das frases propostas;
- Identificação da colocação pronominal em cada frase;
- Discussão e elaboração de argumentos em grupo para o debate;
- Apresentação dos argumentos de forma clara e coerente durante o debate;
- Participação ativa na discussão e apresentação de contrapontos.