Aula sobre Colocacao Pronomial
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Antes do momento presencial com os alunos, encaminhe um vídeo explicativo sobre o tema da aula, que é colocação pronominal. Peça que os alunos assistam com antecedência.Etapa 2 - Introdução
Explique aos alunos que a colocação pronominal é a maneira como os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são colocados em relação ao verbo na frase. Em português, existem três formas de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.Próclise: ocorre quando o pronome vem antes do verbo e é obrigatório quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo, como advérbios de negação (não, jamais, etc.), pronomes relativos (que, quem, onde, etc.) e conjunções subordinativas (quando, antes que, depois que, etc.). Exemplo: _Não me importo com o que os outros pensam._
Mesóclise: ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplo: _Dar-me-ás uma resposta?_
Ênclise: ocorre quando o pronome vem depois do verbo e é obrigatório quando não há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Exemplo: _Eu gostaria de vê-lo amanhã._
Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de frases em que a colocação pronominal é utilizada de forma adequada e inadequada, tanto na norma-padrão quanto no português coloquial.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos deverão discutir os exemplos apresentados e identificar as diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial.Etapa 5 - Produção escrita
Os alunos deverão produzir um texto utilizando a colocação pronominal corretamente nas frases.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo, a produção escrita e a capacidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português coloquial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial;
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um texto sobre o tema proposto.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na compreensão do conteúdo;
- Participação dos alunos na discussão em grupo;
- Clareza e coesão do texto produzido pelos alunos;
- Habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
Ações do professor
- Envio do vídeo explicativo antes da atividade presencial;
- Orientação na criação da produção textual;
- Apresentação de exemplos práticos;
- Estímulo à participação dos alunos na discussão em grupo;
- Avaliação das atividades propostas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo antes da atividade presencial;
- Participar da discussão em grupo;
- Produzir um texto sobre o tema proposto;
- Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.