Aula sobre Colocacao Pronominal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A colocação pronominal é um tema que pode ser encontrado em diversos textos, como em músicas, propagandas e redes sociais. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para os alunos poderem desenvolver um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.

  1. Etapa 1 - Entender

    Explique aos alunos as regras de colocação pronominal na norma-padrão, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos irão pesquisar exemplos de usos coloquiais dos pronomes em redes sociais, blogs, músicas e outros meios de comunicação.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do template de design sprint que será desenvolvido, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem apresentar seus esboços e discutir em grupo qual seria o melhor modelo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem escolher qual modelo de design sprint irão desenvolver. Conduza a discussão sobre os pontos fortes e fracos de cada modelo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem desenvolver o modelo escolhido em grupo, utilizando materiais como papel, caneta e lápis. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar o template de design sprint desenvolvido em grupos, aplicando-o em exemplos práticos de frases com colocação pronominal. Acompanhe e dê feedback durante essa etapa.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos devem apresentar o template de design sprint desenvolvido para a turma, discutindo as vantagens e desvantagens do modelo escolhido e como ele pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de exemplos práticos;
  • Fomentar a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Estimular a reflexão sobre a norma-padrão e o uso coloquial da língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do design sprint;
  • Qualidade do template desenvolvido;
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.

Ações do professor

  • Explicar as regras de colocação pronominal na norma-padrão;
  • Auxiliar na escolha e desenvolvimento do template de design sprint;
  • Dar feedback sobre o trabalho dos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos práticos de uso coloquial dos pronomes;
  • Desenvolver um esboço do template de design sprint;
  • Desenvolver em grupo o template de design sprint escolhido;
  • Testar o template de design sprint em exemplos práticos;
  • Apresentar o trabalho para a turma e debater sobre o modelo escolhido.