Aula sobre Colocacao Pronominal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A colocação pronominal é um tema importante no estudo da língua portuguesa e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como em conversas informais, mensagens de texto e até mesmo em textos mais formais. Trabalharemos a colocação pronominal de forma prática e dinâmica, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender como a colocação pronominal é usada no português coloquial e comparar com a norma-padrão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e pergunte se eles já ouviram falar sobre a colocação pronominal. Em seguida, explique a diferença entre a norma-padrão e o português coloquial.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia sobre a colocação pronominal. Cada grupo irá preencher os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos” sobre a colocação pronominal no português coloquial.

  3. Etapa 3 - Comparação entre norma-padrão e português coloquial

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e o professor irá conduzir uma discussão sobre as diferenças entre o uso da colocação pronominal na norma-padrão e no português coloquial.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a colocação pronominal é usada na norma-padrão e no português coloquial, como em músicas, filmes, séries e conversas informais.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar frases usando a colocação pronominal na norma-padrão e no português coloquial. Cada grupo irá apresentar suas frases e o professor irá corrigir e explicar as diferenças entre as duas formas de uso.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre a importância da colocação pronominal na língua portuguesa e como ela pode influenciar a comunicação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem estudando a língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases com a colocação pronominal.
  • Fomentar a reflexão dos alunos sobre a importância da colocação pronominal na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração nos grupos.
  • Criação de frases com a colocação pronominal correta na norma-padrão e no português coloquial.
  • Reflexão sobre a importância da colocação pronominal na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Corrigir e explicar as diferenças entre as formas de uso da colocação pronominal na norma-padrão e no português coloquial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar frases com a colocação pronominal correta na norma-padrão e no português coloquial.
  • Refletir sobre a importância da colocação pronominal na comunicação.