Aula sobre Colocacao Pronominal

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A colocação pronominal é uma parte importante da gramática da língua portuguesa e é necessária para podermos nos comunicar de maneira eficaz. Ela se refere à maneira como os pronomes são colocados em relação aos verbos nas frases. Seu uso correto é importante e evitar ambiguidades e mal-entendidos. No entanto, muitas vezes as regras de colocação pronominal são ignoradas na fala coloquial, o que pode causar confusão. Trabalharemos com a metodologia ativa Gamificação para criar um jogo de tabuleiro que ajudará a entender as regras de colocação pronominal e compará-las com o seu uso no português brasileiro coloquial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é a colocação pronominal e como ela é usada na língua portuguesa. Apresente exemplos de frases com pronomes em diferentes posições e explique as suas diferenças de significado.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do jogo

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e recebem o material necessário para criar o jogo de tabuleiro. Eles devem criar as regras do jogo, o tabuleiro e as cartas com perguntas sobre colocação pronominal.

  3. Etapa 3 - Preparação das perguntas

    Os grupos preparam as perguntas que serão utilizadas no jogo, incluindo perguntas sobre as regras de colocação pronominal e sobre o seu uso coloquial.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta o seu jogo para a turma, explicando as regras e demonstrando como ele é jogado.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Os alunos jogam o jogo criado pelos grupos, respondendo às perguntas e avançando no tabuleiro. Acompanhe as atividades e ajude a esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre as regras de colocação pronominal

    Após o término do jogo, conduza uma discussão em grupo sobre as regras de colocação pronominal e como elas se aplicam ao português coloquial. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação e apresentação do jogo.
  • Conhecimento das regras de colocação pronominal e sua aplicação no português coloquial.
  • Desempenho no jogo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras de colocação pronominal.
  • Acompanhar a criação do jogo e esclarecer dúvidas.
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação e apresentação do jogo.
  • Responder corretamente às perguntas durante o jogo.
  • Participar da discussão em grupo sobre as regras de colocação pronominal.